Santa Catarina tem risco de alagamentos por conta da maré alta a partir desta segunda-feira (26) até as 20h de terça (27). O alerta é da Epagri/Ciram, que também aponta nove cidades que devem ser atingidas: Florianópolis, Balneário Camboriú, Itajaí, Imbituba, Balneário Rincão, Joinville, Barra Velha, São Francisco do Sul e Itapoá.
Continua depois da publicidade
> Joinville pode ter pico de maré de mais de 2 metros entre segunda e terça-feira
Florianópolis já registra pontos de alagamentos na tarde desta segunda em áreas do Sul da Ilha, onde o trânsito está lento em alguns pontos por conta da água na pista. Segundo o oceanógrafo da Epagri, Argeu Vanz, as áreas mais baixas de outras cidades catarinenses também devem ser atingidas.
Veja o vídeo
Sul da Ilha de Florianópolis tem ruas alagadas por conta da maré alta nesta segunda-feira (26) pic.twitter.com/0PZM3BhDK1
— Diário Catarinense (@dconline) April 26, 2021
Veja os locais e horários de pico das marés

O oceanógrafo explica que os alagamentos, no entanto, não devem ser tão fortes como a ressaca que atingiu Balneário Camboriú neste final de semana, provocada pela tempestade subtropical Potira.
Continua depois da publicidade
— É um pouco diferente do que aconteceu em Balneário Camboriú neste final de semana. Aquele alagamento teve mais a ver com ondas do que com a própria maré. A previsão agora é de ondas baixas. Teremos apenas uma elevação da água que vai invadir algumas ruas e afetar o trânsito — explica.
> Últimos dias de abril terão “frio de outono” em Santa Catarina
Segundo a Epagri, a maré alta é causada por conta de um ciclone extratropical em alto mar, na altura do litoral do Uruguai, que está criando uma pista de vento sul bem forte. Isso faz com que a água seja jogada para a costa.
Além disso, estamos em período de superlua, quando a lua está mais perto da terra, provocando maré alta.
Leia também
Florianópolis e Balneário Camboriú estão entre as cinco cidades com imóveis mais caros no Brasil
Continua depois da publicidade
SC registra queda na fila de espera por UTI Covid pelo sexto dia consecutivo
SC perde R$ 152 milhões com vetos de Bolsonaro no orçamento; veja impacto por área