O ciclone extratropical que passa pelo litoral catarinense neste fim de semana afetou Joinville e região na tarde de sexta-feira. Entre as 13h30 e 17 horas, houve alagamento em ruas do Centro de Joinville, além causar fortes ondas em cidades como Barra Velha.

Continua depois da publicidade

Em Joinville, o efeito pode ser visto na rua Nove de Março. Por causa do pico de maré, toda a via e as calçadas ficaram cheias no meio da tarde. A água que subiu das bocas de lobo escoou para a rua Itajaí, que também ficou alagada no mesmo período. O pico ocorreu às 16 horas.

Os professores Carmem Lúcia Franco e José Fernando Fragalli haviam deixado o carro estacionado na rua Nove de Março por volta das 15 horas para fazerem compras e passear pelo Centro da cidade com a mãe de Carmem, Maria José. Uma hora e meia depois, encontraram o veículo com as rodas completamente embaixo da água.

– Moro em Joinville há 25 anos e nunca tinha visto nada parecido – disse Carmem.

Continua depois da publicidade

O mesmo aconteceu com Marcia Lenita Berbeki, que havia deixado o carro em um estacionamento e, ao retornar, não conseguiu passar pela calçada para ter acesso ao local.

– Eu já havia visto o centro alagado, claro, mas nunca em um dia de sol como hoje – surpreendeu-se ela.

Confira mais notícias sobre Joinville e região

O pico de maré chegou a 1.5 na tarde desta quinta-feira em Joinville. Segundo a Epagri Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, há possibilidade de ondas altas com picos de 3 a 5 metros (especialmente em áreas mais afastadas da costa), trazendo risco para atividades de navegação e pesca no Litoral de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

O risco de ressaca é mais intenso de Itajaí ao Sul do Estado. Conforme a Epagri Ciram, também há a influência da chamada maré astronômica – força gravitacional exercida pelo período de lua nova -, que pode ocasionar alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense.

As regiões mais propícias para registrar o fenômeno, a exemplo do que ocorreu em setembro, são Rodovia Diomício Freitas, Centro de Eventos CentroSul e praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis; além da Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú; Barra Velha; Araranguá; Laguna; Itajaí; Joinville e Tijucas. Os alagamentos devem ocorrer até o domingo.