O período de férias escolares pode ser uma alegria para a criançada, mas é um momento tenso para pais. Apesar de as crianças estarem agora com todo o tempo livre do mundo, continuamos com nossos trabalhos, nossas reuniões, nossos relatórios para entregar. Por isso, criamos colônias de férias, e cinemas 3D no shopping, e condomínios em que as crianças possam brincar entre elas. E sogras. Sogras são uma ajuda divina na época de férias escolares. Nunca mais reclame de sogras que moram perto.

Continua depois da publicidade

Inventamos também pacotes de bolacha de chocolate e Netflix. Essa combinação possibilita horas de tranquilidade: a Galinha Pintadinha ou Ben 10 em fluxo contínuo na televisão e um pacote de bolachas para uma criança permitem que você tenha um dia tranquilo de trabalho. Ou uma semana, talvez um mês. Um casal de amigos viajou para a Europa por 20 dias e deixou os filhos em casa, graças ao Netflix com bolacha de chocolate. (É ficção, gente. Por favor, não tentem fazer isso. Não com esse câmbio altíssimo.)

E claro: há, também, as férias conjuntas. A família toda combina de tirar férias ao mesmo tempo. Aí, é como naquela piada daquele comediante americano. Você arruma as malas com as crianças pulando ao seu redor, arruma as crianças, arruma as mamadeiras, ajuda a mulher com a tralha. Coloca as malas no carro, a bola de praia, a cadeira e o guarda-sol, a criança menor na cadeirinha, a filha adolescente reclamando de tudo. Você fecha o porta-malas. Ajuda sua mulher a entrar pela porta do carona. A família toda está dentro do carro. Lá dentro conversam, e choram, e gritam. Você dá a volta no carro para entrar pela porta do motorista.

E exatamente isto, esta volta ao redor do carro, enquanto toda a família está dentro do carro e você está fora, esta ida até a porta do motorista. Isto, exatamente isto, é o que chamamos de seu período de férias.

Leia todas as colunas de Marcos Piangers

Continua depois da publicidade