Cada vez mais o mercado cervejeiro demanda profissionais com conhecimento amplo sobre a bebida para trabalhar nas diversas etapas de produção da cerveja, desde o momento em que sai da fábrica até chegar ao copo do consumidor, como o sommelier de cerveja.

Continua depois da publicidade

Embora essa profissão seja bem estabelecida em países onde a cultura da bebida é mais difundida, no Brasil ainda são poucos os profissionais credenciados para tratá-la da forma que ela merece, seja nas cervejarias ou nas distribuidoras e, principalmente, nos pontos de vendas.

Além de entender como a cerveja é feita, conhecer o maior número de rótulos possível e avaliar a bebida sensorialmente, o sommelier deve ser capaz de comandar degustações, ministrar treinamentos e harmonizações com a gastronomia.

Mesmo quem não deseja se especializar na área pode brincar com a combinação entre cervejas e os seus pratos favoritos. A cervejaria Baden Baden, da Brasil Kirin, lançou o site Experiência Gourmet (badenbaden.com.br) em que é possível listar os ingredientes de um prato para identificar quais cervejas são mais indicadas como acompanhamento. O site permite que seja feita a consulta das cervejas a serem harmonizadas com um prato, ou o contrário, ou seja, quais pratos harmonizam com determinada cerveja. E o interessante é que não são oferecidas apenas as cervejas da Baden Baden. Uma variedade de outras marcas também são opção.

Continua depois da publicidade

Mas para quem tem interesse em se aprofundar no tema e quiser se especializar, o Instituto da Cerveja oferece entre agosto e outubro o Curso de Sommelier de Cerveja, com aulas em Blumenau, no Empório Villa Germânica, e em Gaspar na cervejaria Das Bier. O Instituto, com sede em São Paulo, é a primeira instituição do Brasil com foco na capacitação e especialização de sommelier de cerveja e conta com professores de renome nacional. O curso possui vagas limitadas e custa R$ 2,6 mil – com desconto para os associados da Acerva Catarinense. Informações pelo e-mail info@institutodacerveja.