Março ainda não chegou ao fim, mas já é o mês com mais mortes por Covid-19 desde o início da pandemia em Joinville. Foram 241 pessoas que deixaram suas famílias e amigos por causa das complicações da doença desde o início do mês, de acordo com os dados atualizados na última segunda-feira (29) pelo governo do Estado.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

O número de mortes até agora em março aumentou em 127% se comparado à quantidade de pessoas que morreram por causa da Covid em todo o mês de fevereiro. Com 241 vítimas fatais, o mês já tem mais óbitos do que a soma de janeiro e fevereiro, quando faleceram 118 e 106 pessoas, respectivamente.

As estatísticas mostram que Joinville tem até agora uma média de oito mortes por dia em março. No boletim desta segunda-feira, o governo do Estado registrou 15 óbitos na cidade mais populosa de Santa Catarina. Com isso, o município chega a 969 mortes e se aproxima da marca de 1 mil vítimas fatais da pandemia.

A pandemia começou em março do ano passado em Joinville, causando sua primeira vítima fatal no dia 30. No mês seguinte foram registrados mais quatro óbitos e, a partir daí, os números cresceram até chegar ao pico da pandemia na cidade, em julho e agosto, quando morreram 107 e 110 pessoas, respectivamente.

Continua depois da publicidade

> Com mais horários e locais, Joinville quer aplicar 16,2 mil doses da vacina contra Covid na semana

Em outubro e novembro, as mortes caíram mais uma vez, somando 58 mortos em dois meses. No entanto, dezembro registrou 105 óbitos e os meses seguintes se mantiveram com mais de 100 mortes até março, quando a pandemia atingiu pela primeira vez um número superior a 200 vítimas em apenas um mês.

125 pessoas aguardam por UTI na região

Os dados da prefeitura atualizados na segunda-feira mostram 94% de ocupação nos leitos de UTI adultos para Covid-19 em Joinville, considerandos os hospitais públicos e privados. Atualmente, são 195 leitos existentes na rede de saúde da cidade.

> Estado oficializa critério que define quem tem direito a leito de UTI quando há lotação

No entanto, mesmo que o sistema mostre vagas disponíveis nos hospitais joinvilenses há uma fila de 125 pessoas que aguardam por um leito em UTI em Joinville e região. Os dados são do governo do Estado, divulgados na segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Leia também

> Idosos acima de 68 anos poderão ser vacinados contra Covid-19 em Joinville

> Mãe e filho morrem de Covid-19 em intervalo de três dias em Canoinhas