O ciclista catarinense Márcio May, da equipe Memorial/Santos, venceu nesta segunda, dia 12, a terceira etapa da Volta Internacional do Estado de São Paulo, disputada entre as cidades de São José dos Campos e Atibaia.

Continua depois da publicidade

Ele completou os 109,4 quilômetros de percurso em 2h43min13s. Com isso, o também ganhador da segunda etapa, disputada domingo, aumentou para 34 segundos a sua vantagem na classificação geral da prova, que terá nesta terça o trecho mais longo da competição, com 215 quilômetros entre Atibaia e São Carlos.

Além da vitória, o ciclista de 31 anos, líder do ranking brasileiro de estrada, mostrou toda a sua força ao garantir o lugar de destaque do pódio nos últimos 300 metros, justamente numa subida íngreme em paralelepípedo na Avenida São João, no centro de Atibaia.

Ele conseguiu fugir dos outros concorrentes e vencer a etapa com cinco segundos de vantagem sobre o norte-americano Tim Larkin, da equipe Toshiba, segundo colocado. Roberson Figueiredo, o Robinho, da DataRo/Blumenau, ficou em terceiro lugar.

– Foi uma chegada duríssima. Não é fácil encarar uma subida forte em paralelepípedo depois de ter pedalado mais de 100 quilômetros – comentou o experiente atleta.

Continua depois da publicidade

– Estou feliz com o nosso trabalho, mas ainda falta muita coisa para a competição terminar. Todos estamos expostos a acidentes e ninguém pode vacilar – disse o quarto colocado na prova de resistência dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, acostumado a treinar em pisos irregulares.

O grande objetivo de Márcio May em 2004 é somar pontos para o Brasil no ranking da União Ciclística Internacional (UCI) e tentar aumentar as vagas para a Olimpíada de Atenas, em agosto. Ele quer brigar por uma das vagas que forem garantidas.

Tão feliz quanto Márcio está Robinho, de 30 anos, que conseguiu dois terceiros lugares nas duas primeiras provas de estrada da competição.

– Cheguei a liderar a prova e esperava terminar em primeiro lugar. Mas nos últimos 300 metros fui ultrapassado pelo Márcio e depois pelo americano – lembrou o atleta da equipe catarinense.

Continua depois da publicidade

Os ciclistas que participam da Volta São Paulo têm nesta terça o maior desafio da competição. Eles vão enfrentar 215 quilômetros entre Atibaia e São Carlos, o trecho mais longo da prova.

A largada será dada às 7h na Praça Bento Paes, no centro de Atibaia (a TV Globo transmite durante o Bom Dia São Paulo) e a chegada está prevista para mais de cinco horas depois, na Praça Coronel Sales, em São Carlos.

Confira no quadro abaixo como está a disputa.