Às 9h deste domingo, o catarinense Márcio May vai dar as últimas pedaladas num circuito – pelo menos em uma competição oficial. Quatro vezes campeão do Tour de Santa Catarina e com três olimpíadas no currículo, o atleta de 35 anos vai fazer a despedida durante a Copa América de Ciclismo, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, com transmissão da RBS TV.
Continua depois da publicidade
Com 21 anos de carreira, Márcio disputou as olimpíadas de Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Atenas-2004 e tinha o desejo de representar o Brasil em Pequim, em agosto. No entanto, um acidente de carro em 2007 o fez parar mais cedo.
– Dá uma dorzinha no coração, né? Tem um sentimento assim, mas também, ao mesmo tempo, de missão cumprida. De ter feito, em todos esses anos, o melhor possível.
O ciclista não vai largar o esporte. Vai ser uma espécie de consultor da Scott, de São José dos Campos, equipe onde compete, e quer ajudar a revelar novos atletas. Também trabalha como empresário, em Brusque.
– Quero importar produtos de competição como quadros e pneus. Além disso, queria continuar no esporte com uma equipe de base para ensinar alguma coisa à garotada – afirmou.
Continua depois da publicidade
The Flash é o favorito para vencer a prova
Se não é um dos favoritos para vencer a Copa América, Márcio vai ajudar seu companheiro Nilceu Aparecido Santos, conhecido como “The Flash”, a conseguir o tetracampeonato na prova. Nilceu também é campeão brasileiro de estrada, além de ter vencido a Copa da República, em Belo Horizonte, em dezembro.
Esta é a oitava edição da competição, que marca o início do calendário da UCI (União Ciclística Internacional). No feminino, a prova dará pontos para a classificação na Olimpíada de Pequim.
A competição reunirá as melhores equipes do país no masculino e também das seleções convidadas da Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. No feminino vão competir as 30 melhores atletas do ranking brasileiro e ciclistas do Paraguai, Argentina e Itália. A largada feminina está prevista para as 8h.