Atingir a marca de 100 jogos à frente de um time não é para qualquer um, mas a data chegou para Márcio Goiano. Na noite desta terça-feira, o treinador do Figueirense chegará ao número centenário quando o Alvinegro entrar em campo contra o Boa Esporte, pela quarta rodada da Série B do Brasileirão, às 19h15min. Goiano será o quarto treinador que mais vezes comandou o Furacão na história do clube, atrás apenas de Abel Ribeiro, que soma 120 jogos, Jorge Ferreira com 220 duelos e de Lauro Búrigo, que esteve à frente da equipe em 373 oportunidades.

Continua depois da publicidade

A história de Goiano com o Furacão vem de longa data. Primeiro, como jogador e capitão. O ex-zagueiro defendeu o manto branco e preto de 2001 a 2004, num total de 218 partidas. Como treinador, a história começou alguns anos depois – 2010, 2012 e 2017. De lá para cá, nos 99 jogos em que esteve à beira do gramado gesticulando e passando instrução para os seus jogadores, somou 42 vitórias, 30 empates e 27 derrotas.

A passagem mais marcante certamente é a de 2010, quando comandou o time no acesso à Série A do Brasileiro. Naquela oportunidade, o time ficou também com o vice-campeonato da Série B, quatro pontos atrás do campeão Coritiba. Em 38 jogos, foram 19 vitórias, 10 empates e nove derrotas.

– Fico feliz por essa marca, ainda mais em um clube que tenho história também como atleta – vibrou.

Continua depois da publicidade

Ídolo da torcida alvinegra, ele voltou ao clube em fevereiro de 2017 para substituir Marquinhos Santos, que teve uma passagem desastrosa pelo Alvinegro, culminando com a queda à Segunda Divisão e a precoce eliminação na Copa do Brasil. O principal objetivo de Goiano é repetir a bela caminhada de 2010 e conduzir o time de volta à elite.

Voltar a vencer contra o Boa Esporte

Com dois triunfos, uma derrota e na quinta colocação da Série B, hoje à noite o time de Goiano entra em campo disposto a reencontrar o caminho das vitórias e, quem sabe, mirar o G-4. O torcedor pode ter uma supresa ao ver os 11 titulares em campo. Isso porque, no treinamento de ontem, Goiano escalou o goleiro Fábio no lugar de Thiago Rodrigues. Ele não confirma a alteração, diz que decidirá apenas antes do jogo.

– Temos que ter calma nessa hora, tivemos a semana para pensar e analisar. O Fábio veio com o intuito de jogar, é experiente, então todos estão preparados, não só os goleiros. Fico feliz quando tem opções. É uma decisão que vamos ter e ainda definir – ponderou.

Continua depois da publicidade

Números de Márcio Goiano – treinador do Figueirense

99 jogos

42 vitórias

30 empates

27 derrotas

Gols pró – 162

Gols contra – 114

Saldo de gols – 48

Jogos por Campeonato

Campeonato Estadual – 38

Série A – 14

Série B – 41

Copa SC – 3

Primeira Liga – 2

Amistoso – 1

Como jogador

Jogos: 218

Vitórias: 96

Empates: 52

Derrotas: 70

Gols: 14

Expulsões: 9

Ficha técnica

Figueirense

Fábio (Thiago Rodrigues); Dudu, Leandro Almeida, Bruno Alves e Iago; Zé Antônio, Dudu Vieira e Jorge Henrique; Robinho, Luidy e Henan.

Técnico: Márcio Goiano

Boa Esporte

Luan Polli; Oliveira, Edson Borges, Douglas Assis e Paulinho; Léo Bartholo, Eduardinho, Alyson e Fellipe Mateus; Rodolfo e Wesley.

Técnico: Julinho Camargo

Arbitragem: Alexandre Vargas, auxiliado por Luiz Claudio Regazone e Luiz Antonio de Oliveira (trio do RJ)

Continua depois da publicidade

Horário: 19h15min

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis

Leia mai notícias do Figueirense

Acesse a tabela de classificação da Série B