Apesar da boa fase, nem o mais otimista torcedor do Marcílio Dias poderia esperar um começo de jogo tão bom contra o Porto, na noite desta terça-feira, pela terceira rodada do returno da Divisão Especial do Campeonato Catarinense.
Continua depois da publicidade
Com um minuto de partida, o Marinheiro abriu o placar em chute de fora da área e jogou pressão para cima dos donos da casa. Ainda na etapa inicial, o Marcílio ampliou a vantagem. O Porto diminuiu também no primeiro tempo, mas não teve forças para buscar o empate ou a virada. No finzinho, os visitantes ainda marcaram o terceiro para decretar a vitória: 3 a 1 para o Marcílio Dias.
Com o resultado o Marinheiro assumiu a vice-liderança do returno, com seis pontos (passando o Imbituba nos critérios de desempate). Na classificação geral o Rubro-anil também é o segundo colocado, com 24 pontos, um a menos do que o líder Brusque. Já o Porto é o lanterna do returno, sem somar pontos, e o 7º colocado geral, com 15 pontos.
Pela Segundona, o Marinheiro volta a campo na quarta-feira, dia 31 de julho, quando recebe o XV de Indaial às 20h30min, no Estádio Hercílio Luz. O jogo é válido pela quarta rodada do returno. O Porto joga no domingo, quando visita o Canoinhas no Estádio Benedito Therezio de Carvalho.
Continua depois da publicidade
Na Série D do Campeonato Brasileiro o Marcílio enfrenta, pela sexta rodada, o Villa Nova (MG) às 16h do próximo domingo, também em Itajaí. O Rubro-anil é vice-líder do seu grupo na competição nacional, com sete pontos, contra nove do Juventude (RS).
O jogo
Com um frio de quase 0ºC em União da Vitória, no extremo Sul do Paraná, (o Porto é de Porto União, mas manda seus jogos na cidade vizinha por falta de estádio), o Marcílio Dias começou o primeiro tempo esquentando o confronto. Com um minuto de partida, o volante Juliano, voltando de suspensão, chutou de fora da área e abriu o placar para o Marinheiro.
Todo o planejamento do técnico Adriano Kanaã se desfez com o gol inesperado, e o Rubro-anil se aproveitou disso para seguir pressionando. Aos 14 minutos, Rodrigo Jesus fez boa jogada individual e quase ampliou o marcador. O Porto também teve algumas chances; aos 11, Cauê pegou rebote do ataque e levou perigo à meta marcilista.
Continua depois da publicidade
Aos 33 minutos, o Marcílio chegou ao segundo gol. Após cruzamento de Basso pela esquerda, Toni completou para as redes e aumentou a vantagem dos visitantes. Seis minutos depois, o Porto descontou e garantiu mais emoção à segunda etapa. Em chute cruzado na pequena área, Criciúma aproveitou e diminuiu.
Segundo tempo
O Porto voltou para o segundo tempo disposto a virar pra cima do Marcílio Dias e garantir os primeiros pontos do clube no returno. Mas o jogo foi bem menos movimentado do que na etapa inicial e nenhuma equipe teve boas chances nos minutos iniciais.
Aos 15, Juliano levantou boa bola na grande área, mas o ataque marcilista não aproveitou o lance. Aos 24 minutos, mais uma oportunidade desperdiçada com Ricardo Jesus, que isolou uma bola embaixo da trave do Porto.
Continua depois da publicidade
Esbarrando na falta de tranquilidade e na inoperância do ataque, o Porto não conseguiu mais balançar as redes marcilistas, que se postou bem defensivamente e não descuidou nos momentos de ir ao ataque.
Num desses lances, aos 45 minutos do segundo tempo, o Marinheiro liquidou a partida. Toni aproveitou a bola espirrada no contra-ataque, dominou, invadiu a área e tocou na saída do goleiro.
Ficha técnica
Porto 1
Douglas; Rodrigão, Richard e Pite; Iuri, Cauê, Dudu, Felipe e Sabiá; Fernando e Criciúma
Técnico: Adriano Kanaã
Marcílio Dias 3
Igor; Pedrinho, Lucas Bahia, Alex Moraes e Basso; Mineiro, Xipote, Toni e Juliano; Rodrigo Jesus e Cacá
Continua depois da publicidade
Técnico: Paulo Foiani
Local: Estádio Municipal Antiocho Pereira, em União da Vitória (PR)
Arbitragem: Evandro Tiago Bender, auxiliado por Neuza Ines Back e Éderson Lauschner
Gols: Criciúma, aos 39 min do primeiro tempo (POR); Juliano, a 1 min do primeiro tempo, e Toni, aos 33 min do primeiro tempo e aos 45 min do segundo tempo (MAR)