Não é para qualquer clube chegar aos 94 anos tendo como maior patrimônio a paixão. O Marcílio Dias é um exemplo disso. O Rubro-anil comemorou o aniversário de fundação no último domingo e, mesmo com apenas um título estadual em toda história, é conhecido por ter uma das torcidas mais apaixonadas de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

E é apostando neste carinho pelo clube que a diretoria lançou, terça-feira à noite, no Estádio Hercílio Luz, a campanha Juntos Somos Grandes e quer contar com torcedores como o auxiliar de escritório Gilberto Costa Júnior, 28 anos, hoje presidente da Fúria Marcilista, única torcida organizada do clube. Para ele, não tem como explicar a paixão pelo clube.

– Para times como o Avaí, Figueirense e Joinville, por exemplo, que estão na Série B, é até fácil torcer. Difícil é ser apaixonado por um clube que fica seis meses sem jogar e, mesmo assim, os mesmos apaixonados estão lá sempre, sejam eles da Fúria ou não – reflete.

Gilberto acredita que o clube só não fechou as portas ainda por causa da torcida.

– Nós que estamos lá, debaixo de sol, tomando chuva, nas vitórias ou nas derrotas. É algo que não tem explicação racional, é coisa do coração mesmo – comenta.

Continua depois da publicidade

Foi pensando nestes apaixonados que o diretor de comunicação do clube, Flávio Roberto de Oliveira, criou a campanha Juntos Somos Grandes. O projeto prevê uma série de ações para fortalecer a marca Marcílio Dias. Flávio conta que a ideia é criar um engajamento na sociedade de Itajaí e região em torno do clube.

– Estamos assumindo o clube numa situação desconfortável, deixada no ano passado. Além da queda para a segunda divisão, uma série de eventos deixaram a marca Marcílio Dias desgastada mais uma vez. Então, o objetivo da ação é resgatar essa credibilidade junto à torcida, colocando-a como parte essencial do clube – justifica Flávio.

Diretoria vai lançar programa de sócio-torcedor

O vídeo lançado terça-feira à noite será a peça chave dentro da campanha Juntos Somos Grandes. Na próxima quinta-feira, ele começará a ser veiculado na RBS TV e ficará no ar até o fim de abril. Além disso, serão feitas ações como blitze e visitas a estabelecimentos comerciais, distribuindo folders, flyers, adesivos e outros materiais reforçando a ação.

A ideia agora é lembrar da importância do Marcílio Dias e a paixão que ele desperta no torcedor. Para Flávio, o bom desempenho desse projeto vai refletir na hora de o clube buscar patrocínios e montar um programa de sócio-torcedor.

Continua depois da publicidade

– Está é a segunda parte do projeto. Precisamos nos estruturar também algo além de apenas ir aos jogos. Vamos trazer uma série de benefícios, como desconto na loja do clube (que deverá ser montada em breve, fora do estádio), desconto em bares e restaurantes e em eventos sociais do clube – explica Flávio.

Será feito também um trabalho diferenciado com os patrocinadores. A diretoria quer promover ações para que as marcas das empresas que investirem no clube sejam vistas fora do estádio, não apenas quando o Marcílio entrar em campo. Mas é claro que todo esse trabalho pensado só dará certo se o time corresponder em campo.

– Temos que andar lado a lado com o departamento de futebol. Sem isso, a campanha perde todo o sentido, porque o torcedor quer ver o resultado em campo – defende Flávio.

Documentário sobre a torcida

No evento de terça foi apresentado um documentário que reflete um pouco a paixão do torcedor pelo clube. Chamado de Sangue Rubro-anil, ele é o trabalho de conclusão de curso do jornalista Anderson Davi de Oliveira. São 15 minutos que mostram a história de personagens que fazem de tudo na arquibancada e têm orgulho em demonstrar o amor pelo Marcílio Dias.

Continua depois da publicidade

– Como marcilista fanático, que frequenta a arquibancada desde os cinco anos, eu percebi como era rica a história de amor destas pessoas pelo time – explica o jornalista.

Anderson ressalta que, apesar dos últimos anos do clube, subindo e descendo de divisão, os torcedores nunca abandonaram o time.

– O Marcílio Dias é um patrimônio histórico de Itajaí, mais que esportivo, eu vejo o Marcílio como um patrimônio cultural. Está no sangue das famílias, passa de pai pra filho – defende.

O resultado final deu tão certo que Anderson tirou 10 na avaliação da banca. O vídeo está disponível no YouTube, com o nome de Sangue Rubro-anil.

Continua depois da publicidade