Cinco equipes tradicionais em um grupo só brigando por apenas duas vagas. A dura missão do Marcílio Dias na Série D começa neste sábado, às 17h, no Estádio Hercílio Luz. O Marinheiro recebe o Santo André com objetivo claro de vencer e dar uma boa largada na quarta divisão do futebol nacional. Além do time do ABC paulista, o Marcílio terá pela frente também o Juventude, a Penapolense e o Villa Nova/MG. Um dos grupos mais difíceis, como sempre fez questão de frisar o técnico Paulo Turra.

Continua depois da publicidade

Para a estreia, o treinador continua com os mesmos desfalques de quarta-feira, quando o time enfrentou o Hercílio Luz pela Divisão Especial do Campeonato Catarinense. O volante Batista está viajando para resolver problemas familiares e o meia Cacá ainda se recupera de uma lesão muscular.

Na sexta-feira, o time fez apenas um treino tático de manhã durante 45 minutos e, depois do almoço, o grupo já foi para a concentração. Turra não deu pistas de quem começa jogando, mas ele deve iniciar com o mesmo time que empatou em Imbituba.

Apesar de já contar com mais de 25 jogadores no elenco, a diretoria continua trazendo mais reforços. Quem chegou ontem foi o meia Juliano, que estava no time paranaense Cianorte. Com 33 anos, o jogador foi revelado pelo Comercial/SP e tem passagens por clubes como Ceará, Coritiba, Náutico, Avaí e Brasiliense. Em 2010, foi campeão da Série C com o ABC, de Natal.

Continua depois da publicidade

Depois do jogo contra o Santo André, o Marcílio Dias concentra novamente as forças na Segundona Estadual. Na quarta-feira, o time recebe o líder Porto no Estádio Hercílio Luz. Antes da parada de um mês para a Copa das Confederações, o Marinheiro tem mais um jogo pela competição nacional, contra o Juventude, em Caxias do Sul (RS).

Os adversários do Marcílio

O clube: EC Santo André

Cidade: Santo André (SP)

Distância de Itajaí: 621 km

Estádio: Bruno José Daniel (7 mil lugares)

Time base: Adilson; Nequinha, Rogélio, Junior Paulista e Léo Carvalho; Jardel, Elielton, Ramalho e Elvis; Luciano Henrique e Fábio Santos.

Técnico: Dedimar

Como vem: O Santo André poderia ser um favoritos do grupo na busca por uma vaga na próxima fase. Mas não fez uma boa campanha na Série A2 do Campeonato Paulista, terminando apenas em 13º lugar. Vai disputar, ao mesmo tempo, a Copa Paulista.

Continua depois da publicidade

O clube: Villa Nova AC

Cidade: Nova Lima (MG)

Distância de Itajaí: 1.214 km

Estádio: Castor Cifuentes (10 mil lugares)

Time base: Negrete; Rodrigo Siqueira, Evaldo, Heitor e Maurim; Marcelo Rosa, Max Carrasco, Cléber Monteiro e Tchô; Rafael Gomes e Eraldo.

Técnico: Alexandre Barroso

Como vem: Campeão do interior, o Villa Nova vem forte para a competição. Com nomes conhecidos como Max Carrasco e Tchô, o time anunciou recentemente mais cinco reforços para a Série D. A equipe terá que driblar um adversário duro: é o que mais vai viajar entre os integrantes do grupo.

O clube: CA Penapolense

Cidade: Penápolis (SP)

Distância de Itajaí: 843 km

Estádio: Tenente Carriço (5 mil lugares)

Time base: Roni; Niander, Perez, Biro e Alessandro; Liel, Heleno, Neto e Daniel; Fio e Eric.

Técnico: Luciano Dias

Como vem: Um dos destaques no Paulistão 2013, a Penapolense terminou com o vice-campeonato do interior logo no primeiro ano em que disputou a primeira divisão estadual. Mudou bastante o elenco, mas manteve nomes como Val Baiano que renovou com o clube esta semana.

Continua depois da publicidade

O clube: EC Juventude

Cidade: Caxias do Sul (RS)

Distância de Itajaí: 472 km

Estádio: Alfredo Jaconi (23 mil lugares)

Time base: Chicão (Murilo); Rafael Pereira, Diogo e Romano; Fabrício, Jardel, Rogerinho (Gustavo) e Diogo Oliveira; Bergson e Zulu

Técnico: Lisca

Como vem: Pela tradição pode ser considerado um dos favoritos do grupo, mas nos últimos anos o Juventude não vem repetindo os feitos do passado. Porém, parece estar revivendo os tempos de glória, já que fez uma boa campanha no Gauchão. O time base é praticamente o mesmo.