Prefeito eleito de Porto Alegre, Nelson Marchezan anunciou na quinta-feira mais quatro nomes que irão compor o seu secretariado. Com isso, definiu quem serão os titulares de 10 das 15 secretarias e deverá tomar posse, no domingo, com o grupo incompleto. Marchezan argumentou que sua equipe está “primando muito mais pela qualidade do que pela velocidade”.
Continua depois da publicidade
— Administrar uma cidade não é uma corrida de cem metros. É uma maratona. E a gente realmente está focando muito na qualidade, na vocação, na competência, no compromisso com o resultado de cada pessoa que está assumindo responsabilidades no governo — avaliou.
Leia mais
TCE veta desconto no IPTU sugerido por Marchezan
Rosane de Oliveira: Marchezan deve assumir com equipe incompleta
Continua depois da publicidade
Fortunati diz que Marchezan vende o caos para ser “salvador da pátria”
Uma das escolhas de Marchezan provoca mudança na presidência da Câmara de Vereadores em 2017. O vereador Elizandro Sabino (PTB) — que iria comandar o Legislativo a partir de janeiro — será o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, uma superpasta que ficará responsável pelas obras na cidade e por órgãos como Carris e EPTC. Atual presidente da Casa, Cássio Trogildo (PTB) deve permanecer no posto mais um ano.
A ação é um afago no PTB, que apoiou Marchezan no segundo turno, o que foi decisivo para a sua vitória. Os trabalhistas estavam descontentes com a indefinição sobre a presença da legenda no primeiro escalão. Na semana passada, vereadores da sigla não deram quórum e a votação do projeto que reestrutura as secretarias — diminuindo o número de 37 para 15 — foi adiada.
Durante coletiva na sede estadual do PSDB, ontem, o prefeito eleito também apresentou a única mulher, até agora, a integrar o primeiro escalão do Paço Municipal. A defensora pública Maria de Fátima Zachia Paludo irá comandar a Secretaria de Desenvolvimento Social, e terá como adjunta a administradora Denise Ries Russo.
Ex-coordenador da campanha, o presidente municipal do PP, Kevin Krieger, será o secretário de Relações Institucionais e Articulação Política. Outro nome apresentado foi o do advogado e procurador do Estado Bruno Vicente Backer Vanuzzi, que responderá pela pasta de Parcerias Estratégicas, e terá como adjunto Fernando Dutra.
Continua depois da publicidade
Acompanhado por lideranças de partidos aliados, como PP, PTB, Novo e Solidariedade, Marchezan disse que irá manter provisoriamente 18 secretários e adjuntos da atual administração. O objetivo é facilitar o processo de transição e a reforma administrativa, sem prejudicar a continuidade dos serviços.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Maria de Fátima Záchia Paludo, defensora pública há 34 anos, conselheira estadual da OAB/RS. Entre 2006 e 2010, ocupou o cargo de defensora pública geral do Estado.
Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Articulação Política
Kevin Krieger, vereador e presidente municipal do PP. Foi líder do governo José Fortunati, presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) de 2009 a 2013.
Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana
Elizandro Sabino, vererador pelo PTB. Bacharel em Direito, foi conselheiro tutelar por seis anos. Também atuou como corregedor e coordenador geral dos Conselhos Tutelares.
Continua depois da publicidade
Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas
Bruno Vanuzzi, advogado, procurador do Estado nas secretarias do Desenvolvimento Econômico e do Planejamento. Cursa MBA em parcerias público-privadas pela London School of Economics.