Com participação do presidente Jair Bolsonaro (PL), a Marcha para Jesus, em Balneário Camboriú, espera reunir mais de 50 mil participantes neste sábado (25). O evento evangélico deve receber fiéis e apoiadores do presidente, que caminharão da Praça Almirante Tamandaré até a Barra Norte, onde fica a roda gigante da cidade.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp
Segundo o presidente do Conselho Estadual de Pastores de Santa Catarina (Copesc), Leonardo Aluísio, que organiza a Marcha, primeiro, os fiéis se reunirão em frente à praça. Bolsonaro e a primeira-dama Michelle são esperados já nesta concentração, além das caravanas de diversos municípios, como Xanxerê, Joaçaba, Joinville e Tubarão.
Dali, todos partirão a pé pela areia da Praia Central, que foi alargada no ano passado.
— Nosso pedido é para que todos cheguem cedo, se possível organizem caronas para chegar até o local, além de trazer água e protetor solar. Cuidado redobrado também com as crianças, afinal, teremos uma grande multidão marchando conosco — pede o pastor.
Continua depois da publicidade
Devido à quantidade de pessoas, o trajeto pode levar mais de uma hora para ser feito, calcula Aluísio. Na Barra Norte, um palco foi montado próximo à roda gigante, onde o presidente discursará e a organização conduzirá outras preces e louvores. A caminhada será acompanhada de orações pelas cidades catarinenses.
O que é a Marcha para Jesus?
A Marcha para Jesus é um evento mundial das igrejas evangélicas como forma de manifestação social. Ela não é inédita no Estado, pois já aconteceu em outras cidades. Nesta, porém, a novidade é que será a primeira vez que o Conselho Estadual organiza a mobilização. Nas outras, foram os conselhos municipais os responsáveis.
O Copesc foi criado em 2020. Ele é formado por cerca de 400 pastores de diversas igrejas evangélicas espalhadas pelo Estado. Foi a forma que as entidades encontraram de ter uma representação maior em eventos religiosos e diante de debates em defesa das próprias necessidades.
Por que a presença do presidente?
A Marcha para Jesus não tem cunho político, diz o pastor Aluísio. É comum, porém, que os chefes do Executivo sejam convidados para o evento. O presidente do Copesc foi pessoalmente a Brasília por três vezes para chamar Bolsonaro para a Marcha.
Continua depois da publicidade
O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), também confirmou presença.
— Convidamos sempre os chefes dos Executivos a participar. Durante a Marcha vamos abençoando todas as cidades e quem nos governa — explica.
Como fica o trânsito
Por conta da Marcha para Jesus o trânsito de Balneário Camboriú sofrerá alterações na manhã de sábado, a partir das 6h30min. Os agentes de trânsito estarão no local, monitorando o fluxo de veículos durante a intervenção. Ocorrências podem ser registradas 24 horas via Central 153. Confira:
- O trecho da Avenida Atlântica a partir da Rua 1500 será interditado com liberação progressiva, conforme a caminhada seguir em direção ao Pontal Norte. Todas as ruas do trecho não terão acesso à avenida, e aquelas com sentido Avenida Brasil/Atlântica também serão interditadas
- Outro ponto de interdição será a Estrada da Rainha, no sentido sul (quem vem da Praia dos Amores em direção à cidade), a partir da Rua Sérgio Milliet. Um desvio será feito pelos agentes de trânsito para que os motoristas possam acessar o Centro.
- O trecho da Avenida do Estado compreendido entre as Ruas Indonésia e Iraque também será alterado, com estreitamento das pistas. Apenas duas delas funcionarão normalmente.
Leia mais:
“BolsoGean” afasta eleitor progressista e fará Gean Loureiro disputar voto bolsonarista
Continua depois da publicidade
PT e PSB admitem dificuldade para repetir dobradinha Lula-Alckmin em SC
Vice-prefeito de Balneário Camboriú é pressionado a renunciar após foto em procissão