Milhares de pessoas foram às ruas nesta terça-feira na Marcha dos Milhões de Mascarados, apoiada pelo movimento Anonymous.
Continua depois da publicidade
Na página de internet MillionMaskMarch.org, o movimento Anonymous aparece como apoiador da iniciativa, além de outras organizações, como WikiLeaks, The Pirate Party, Occupy and Oath Keepers to Unite Marchers, Occupiers, Whistleblowers e Hacktivists.
Segundo o site, “quem acredita em responsáveis pela Marcha dos Milhões de Mascarados sabe pouco sobre o Anonymous. Não há local oficial e ninguém está no comando: é um movimento, não uma organização”.
A data escolhida para o movimento coincide com a Noite de Guy Fawkes, quando houve uma tentativa mal-sucedida de se explodir o Parlamento Britânico em 5 de novembro de 1605, organizada por um grupo conhecido como “Conspiração da Pólvora”. O episódio é mencionado na história de quadrinhos e no filme V de Vingança, origem das máscaras brancas difundidas em protestos ao redor do mundo nos últimos anos.
Continua depois da publicidade
Mas, afinal, quem é Guy Fawkes?
Guy Fawkes foi um soldado inglês católico que participou da Conspiração da Pólvora. O objetivo era assassinar o rei protestante Jaime I e todos os membros do parlamento inglês, responsáveis pela repressão aos direitos políticos dos católicos por causa de suas atividades contra a coroa.
Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o parlamento do Reino Unido. Os conspiradores, porém, não desejavam a morte de inocentes e católicos, portanto enviaram avisos para que eles mantivessem distância do parlamento no dia do ataque. Um dos avisos chegou aos ouvidos do rei, o qual ordenou uma revista no parlamento e encontrou Fawkes guardando a pólvora.
O soldado foi torturado e enforcado por traição e tentativa de assassinato. A sua captura é comemorada até hoje no dia 5 de novembro, a tradicional Noite das Fogueiras. Fawkes é comumente visto como alguém que lutou e morreu por aquilo que acreditava e, por isso, sua máscara é utilizada até os dias atuais como símbolo de luta pela liberdade;
Continua depois da publicidade
A máscara, na verdade, surgiu do filme V de Vingança, no qual um homem que foi preso e torturado injustamente utiliza a identidade de Fawkes para conduzir a sua vingança. Foi com isso que jovens ao redor do mundo começaram a sair pelas ruas vestindo a máscara de Fawkes e lutando por aquilo que acreditam.