Duas decisões entre surfistas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte marcaram a segunda etapa do Super Surf 2005, encerrada neste domingo, dia 26, em Maresias. O carioca Marcelo Trekinho repetiu a vitória conquistada em São Sebastião em 2002, quando também enfrentou um surfista potiguar, Fabrício Júnior, mas só que agora foi contra Danilo Costa.

Continua depois da publicidade

Já na categoria feminina, a natalense Alcione Silva conquistou sua primeira vitória no Super Surf derrotando a niteroiense Juliana Guimarães. Com os títulos na segunda etapa da temporada, os vencedores em Maresias assumiram a liderança dos rankings que vão definir os campeões brasileiros de 2005. O próximo confronto será entre os dias 13 e 17 de julho, na Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

As finais começaram logo após o Havaianas Air Show, bateria especial só de aéreos com os competidores surfando de sandálias, que foi vencida pelo cearense Lucinho Lima. A niteroiense Juliana Guimarães largou na frente na primeira decisão de título do Super Surf de São Sebastião, mas Alcione Silva batalhou bastante para reverter o resultado e assumiu a liderança numa ótima esquerda em que recebeu nota 7,33. Em seguida, pegou outra boa onda para fechar o placar da sua primeira vitória no circuito brasileiro por 12,83 a 10,27 pontos.

Na categoria masculina, os dois finalistas já tinham uma vitória no currículo. O potiguar Danilo Costa foi campeão da etapa da Prainha, no Rio de Janeiro (RJ), em 2001, e no ano seguinte Marcelo Trekinho ganhou a prova que abriu a temporada em São Sebastião, num dia de tubos espetaculares com mais de dois metros de altura, conseguindo um feito inédito de receber três notas 10 num só dia.

Agora, a manobra principal era o aéreo e foi voando que Trekinho largou na frente com uma nota 7,50. Mas o natalense Danilo Costa não desistiu e correu atrás também decolando num aéreo ainda mais alto para receber uma nota 8. Porém, ainda assim ficou precisando de 6,10 pontos e não entrou nenhuma outra onda com potencial nas séries demoradas deste domingo. O placar foi encerrado em 14,10 x 13,20 pontos.

Continua depois da publicidade

Além do próximo confronto em Saquarema (RJ), o Super Surf 2005 terá outras duas etapas para definir os campeões brasileiros da temporada. A penúltima vai marcar a estréia da Costa do Sauípe (BA) no calendário da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) entre os dias 7 e 11 de setembro, e a grande final será disputada entre os dias 12 e 16 de outubro na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP).