O potiguar Marcelo Nunes foi o primeiro brasileiro a se classificar direto para a terceira fase do WCT Brasil, etapa da divisão de elite do circuito mundial de surfe, que começou nesta terça, na Praia da Vila, em Imbituba.

Continua depois da publicidade

Nunes passou em primeiro lugar na segunda bateria, registrando 16,90 pontos – atual recorde do evento, em um máximo de 20, mandando o carioca Pedro Henrique (segundo, com 14,53) e o norte-americano Damien Hobgood (terceiro, com 10,97) para a repescagem da segunda fase.

Na primeira bateria, o paranaense Jihad Kohdr – que foi convidado para o evento após a desistência do norte-americano Shea Lopez -, ficou em terceiro lugar, com 9,60. O vencedor foi Cory Lopez, irmão de Shea, que anotou 16,17. O norte-americano Chris Ward, com 12,83, também foi para a repescagem.

Na terceira bateria, outro brasileiro, o também carioca Yuri Sodré, ficou em terceiro, com 9,50. Os dois primeiros foram os australianos Nathan Hedge (10,87) e Michael Lowe (10,33).

Um total de 19 brasileiros estão disputando a penúltima etapa da temporada, superando o número de australianos (15), norte-americanos (oito), havaianos (quatro) e sul-africanos (dois), os cinco únicos que têm representantes na elite do World Championship Tour (WCT). No surfe, Havaí e Estados Unidos competem como nações diferentes.

Continua depois da publicidade