Dos três conferencistas do Fronteiras do Pensamento, Marcelo Gleiser é, digamos, o mais habituado a circular no universo da mídia. Sem trocadilhos. Articulista do jornal Folha de S. Paulo, com participação em quadros do Fantástico e autor de vários livros – vencedor de dois Jabuti, pode ser definido como o sujeito que trabalha para fazer da ciência, e do despertar do interesse por ela, uma prosaica conversa entre amigos. Agradável aos ouvidos, leve e, por que não, até bem humorada.
Continua depois da publicidade
Gleiser é um respeitável professor de Física e Astronomia do Dartmouth College, em Hanover (EUA). É amigo de gente com prêmio Nobel e ostenta reconhecido trânsito no meio acadêmico internacional. Mas o que este carioca gosta mesmo de fazer, além de olhar para as estrelas, é pescar e praticar alpinismo. Portanto, sem nenhuma relação com aquele estereótipo da língua de fora do Einstein que vive enterrado no laboratório.
Aliás, o tema central, o DNA do trabalho de Gleiser talvez seja exatamente o de popularizar a pesquisa, a ciência. É o seu Big Bang. No mais recente artigo na Folha, intitulado Por que Ser Cientista, ele volta ao assunto. Gleiser lança logo uma provocação: citar o nome de três pesquisadores e suas respectivas áreas. Um, dois e três. Apenas isso. Menos de 5% das pessoas saberão responder, crava. Palavra de quem trata assuntos existenciais como o clássico “de onde viemos e para onde vamos” com base na pesquisa.
Marcelo Gleiser estará em Floripa para participar do Fronteiras do Pensamento e ministrar a conferência A Origem do Universo. Só não vale perguntar se estamos sozinhos nele. Ele provavelmente até pode dar algumas pistas, mas também vai provocar a repensarmos nossa importância cósmica, como seres pensantes num universo em que a vida é extremamente rara.
Fronteiras do Pensamento
Continua depois da publicidade
O Fronteiras do Pensamento recebeu o urbanista Enrique Peñalosa na segunda-feira e o psicanalista Contardo Calligaris na terça. O encerramento ocorre nesta quarta-feira com conferência de Marcelo Gleiser, às 20h no Auditório da Fiesc (Rodovia Admar Gonzaga, 2765, Itacorubi, Florianópolis).
Os ingressos para o evento estão esgotados.
Mais informações: (48) 4062-0065.