Marcelo Marcondes Galizio desceu sua primeira cachoeira de caiaque em 2012 durante uma viagem ao Estados Unidos. A queda d’água tinha 17 metros. Desde então, Marcelo continua desafiando rios e corredeiras pelo mundo. Na sua última viagem aos Estados Unidos, passou por cinco estados e remou em 21 rios diferentes.
Continua depois da publicidade
O seu recorde em uma cachoeira de queda livre ele bateu no Chile, na região de Palguin, Patagônia ao descer 27 metros. O mesmo que se jogar de caiaque e remo da sacada no nono andar de um prédio, com a diferença de ter o som da água envolvendo o corpo. Nessa viagem também remou pelo Rio Baker e Futaleufú, tradicionais corredeiras da América do Sul.
::: Leia mais sobre esportes em Aventura SC
– Sempre foi um sonho eu poder viver do esporte. Larguei mão de outras coisas e foquei nisso. É algo maravilhoso. Hoje estou em times de patrocinadores com atletas internacionais de alto nível. Foi mais rápido do que imaginei.
Continua depois da publicidade
Galizio recebe equipamentos dos seus patrocinadores e também apoio financeiro de alguns deles. Seu trabalho consiste em mostrar essas marcas principalmente entre pessoas que vivem nesse mesmo mercado do caiaque.
Caique extremo em Santa Catarina
No Brasil, Santa Catarina se destaca pela diversidade de rios e opções de corredeiras. Marcelo Galizio citou 10 rios diferentes no Estado, com destaque para o Rio dos Cedros e Cubatão.
– O Brasil tem uma infinidade de rios e lugares ainda a serem descobertos. Santa Catarina se destaca pelas opções já conhecidas como Cubatão, Cedros, Itajái-Açu. O Mato Grosso é um estado que tem recebido bastante olhares para novos lugares – avalia Galizio
Continua depois da publicidade
O caiaque extremo exige equipamentos caros para garantir a segurança e nunca é praticado sozinho. Sempre há outros colegas que ajudam na segurança. Alguns ficam nas bases das cachoeiras também com caiaques, outros prontos com cordas para ajudar em resgates. E claro, alguém produz as imagens.
– É sempre preciso amigos e pessoas para te ajudar nesse esporte. Agradeço a todo mundo que em alguma ocasião já sentou comigo à beira de um rio, em um remanso. E claro aos meus pais que sempre me apoiaram e aos meus patrocinadores e apoiadores que colaboram com equipamentos.
Equipamentos básicos:
Caiaque – Há de 5 a 6 modelos para diferentes situações rios. Marcelo tem três caiaques que utiliza recorrentemente, todo da marca Liquid Logic.
Continua depois da publicidade
Remo
Colete – específico para corredeiras
Saia – capa que cobre a parte de cima do caiaque e evita que água entre.
Capacete – específico, leve e resistente
Kit 1º socorros – muitas vezes acidente ocorrem onde não há acesso e é preciso atendimento imediato
Cabo de resgate
Rios em Santa Catarina
Cubatão – Santo Amaro
Cedros – Rio dos Cedros
Itajái- Açu – Ibirama e Paraíso
Benedito Novo – Benedito Novo
Forquilhas – Águas Mornas
Ribeirão Garcia – Blumenau
Sorocaba – Barreiros
Rio Vermelho – Corupá
*Braço do Norte – Santa Rosa de Lima
*Tijucas -Tijucas
* Muitos trechos desses dois rios estão secos ou inundados devido a construção das Pequenas Centrais Hidrelétricas.