The Sopranos terminou e segue vivinho da silva, pelo que vemos ao assistir The Straits, série australiana do balacobaco. Nela, os Montebellos fazem no Estreito de Cook, que separa a Austrália da Papua Nova Guiné, o que os Sopranos aprontavam em Nova Jersey.

Continua depois da publicidade

A Austrália conseguiu se transformar em um dos países mais ricos e modernos do mundo, pelo menos na sua parte branca. Os Montebellos navegam por outras águas, das tribos originais, polinésias, que ainda estão por lá, embora a gente não veja. E é aproveitando esse manto de invisibilidade que os Montebellos comandam a sua rede de distribuição de drogas, armas, animais exóticos e o que mais couber nos seus episódios cheios de ilicitudes.

Se o tema é o mesmo, gângsteres e suas famílias, o cenário faz a diferença. Os Estreitos são um território ainda mais selvagem do que Jersey, além de muito mais belo. Os Montebellos são mais diversos e operam com regras tribais, o mundo deles é virtualmente desconhecido para nós. Tudo isso junto faz de The Straits uma das séries que mostram como o mundo inteiro aderiu ao gênero, e quantas coisas surpreendentes começam a brotar de todos os lados.

Aproveitem.

Continua depois da publicidade