Cinco horas depois do assalto, ainda abalado, Marcel Stürmer conversou com ZH. Se deslocava do aeroporto para um hotel em São Paulo, onde descansaria até a hora de embarcar para o México, no final do domingo. A maior preocupação era com os patins. Gastou meses para amaciá-los e ajustar os eixos. Confira trechos da conversa:
Continua depois da publicidade
ZH – O que estava na mala?
Marcel Stürmer – Estava a minha roupa da apresentação, do James Bond, que havia chegado ontem (sábado) do Rio, e meus patins. A roupa tudo bem, mas o que me deixou mais chateado foram os patins.
ZH – São patins exlusivos?
Marcel – Sim. Quando nova, a bota do patins é muito dura, leva tempo até amaciar. Se você der um soco na bota, quando nova, é capaz de quebrar um dedo. É um couro muito duro. E também leva tempo até ajustar os eixos dos patins. Usarei com patins novos.
Continua depois da publicidade
ZH – Quanto tempo você leva até amaciar os patins?
Marcel – Nunca troquei de patins três meses antes da competição. Você gasta uma, duas semanas até ajustar os eixos, é complicado.
ZH – Quanto tempo de treino você terá até a prova?
Marcel – Terei quatro ou cinco dias, com períodos de treino de meia hora a uma hora, no máximo (Marcel compete domingo, 23, e segunda-feira, 24).
ZH – Como será caso não encontrem seus patins?
Marcel – O normal é no segundo dia começar com saltos, no terceiro, dar duplos e, só depois de uma semana, dar saltos triplos. Sem tempo, vou dar triplos no primeiro dia.
ZH – O tema da sua apresentação será James Bond. Você perde pontos por estar sem a roupa da apresentação?
Continua depois da publicidade
Marcel – A roupa não conta pontos. Mas foi feita no Rio, levou dois meses para ficar pronta.
ZH – O irônico é que o tema da sua apresentação era o James Bond. O famoso agente 007 acabou assaltado.
Marcel – É verdade, o James Bond foi assaltado. Mas ele vai reagir. No fim, o James Bond sempre reage, sempre vence. Comigo não vai ser diferente. O James Bond vai vencer mais essa.
ZH – Qual seu sentimento com todo esse episódio?
Marcel – É revoltante. Me preparo desde o Pan de 2007, no Rio. Parei até de frequentar a faculdade (faz Marketing na Ulbra).