Lavar os cabelos é fundamental; cuidar da pele do rosto e do corpo é imprescindível; maquiar-se não é uma obrigação, mas uma delícia e, para muitas, um vício. Mas essa rotina de beauté, embora faça bem à autoestima, pode ser bastante prejudicial ao ambiente.

Continua depois da publicidade

A maioria dos produtos é embaladas em recipientes que levam cloreto de polivinil, também conhecido como PVC. Fora o nome composto, há mais de assustador sobre ele. Sua fabricação usa energia intensiva e libera dioxina, que é altamente prejudicial à saúde: pode causar câncer, problemas hormonais e imunológicos. Além disso, por ser tóxico, o material é de difícil reciclagem – se jogado num lixão, solta chumbo e ftalatos que contaminam o solo e lençóis freáticos; se for incinerado, libera dioxina no ar.

Mas a embalagem não é o único problema dos nossos aliados da beleza. O conteúdo também pode ser prejudicial ao ambiente, aos animais e à saúde. Muitos batons e hidratantes são feitos à base de derivados do petróleo, como óleos minerais, parafina ou propilenoglicol, que não apenas são poluentes, como obstruem os poros e causam cravos e espinhas.

O parabeno também é um conservante muito usado e tem sido relacionado ao câncer de mama. Algumas marcas, no entanto, têm se empenhado em agredir menos a saúde e o ambiente com ingredientes naturais ou com políticas de reciclagem. É o caso da M.A.C., que mantém uma política de trocas de embalagens vazias antigas por produtos novos nas lojas, e da brasileira Natura, que investe em sustentabilidade.

Confira as dicas para cuidar da beleza e do planeta, em uma só tacada.

Continua depois da publicidade

BACK TO M.A.C.

A marca canadense de maquiagem criou seu programa de reciclagem em 1985, um ano após sua fundação. A ideia é incentivar os clientes a retornarem as embalagens à loja. Seis embalagens vazias de vidro ou plástico valem um batom novo na cor que a consumidora escolher.

Abelhas amigas

A Burt’s Bee é uma marca tradicional lá fora e tem fãs por aqui. Mesmo não sendo fácil encontrar nas prateleiras brasileiras. Toda a variedade de produtos dos famosos hidradantes labiais às espumas de banho são entre 99% e 100% naturais e as embalagens feitas de material reciclado.

Pincéis ecológicos

A EcoTools ficou conhecida entre makemaníacas principalmente pela qualidade e preços acessíveis, mas seus produtos são também bastante ecológicos. O cabo do pincel é de bambu com acabamento em alumínio reciclado e as cerdas são sintéticas, o que faz dele 100% cruelty free (livre de crueldade). Além disso, como membro do movimento 1 For The Planet (1% para o planeta), a marca doa essa fração do faturamento anual apara causas ambientais.

Plantando amor

A famosa Cargo, marca de maquiagem à venda em algumas lojas Sephora mundo afora, tem uma linha de batons Plant Love, com tubos feitos de mulho e uma caixinha onde se pode plantar flores do campo. Além disso, os produtos não levam derivados do petróleo.

Continua depois da publicidade

Floresta monitorada

Desde 2007, a brasileira Granado, que desenvolve produtos com extratos naturais, usa papel certificado com o selo FSC (Forest Stewardship Council) em suas embalagens, o que significa que o material usado vem de árvores de reflorestamento. A empresa leva também o selo do projeto Esperança Animal, por não realizar testes em animais.

Refil correto

A Natura tem tradição no mercado ecologicamente responsável. No ano passado, a marca lançou o primeiro cosmético com embalagem de polietileno verde: os refis do sabonete para mãos da linha Erva Doce. Atualmente, 92,1% de todos os resíduos produzidos pela marca são recilados.

Sem crueldade

Dê preferência aos produtos de beleza que tenham os dizeres “cruelty free” no rótulo. Isso indica que a substância em questão não foi testada em animais. Em seus sites, os grupos Peta (People for the Ethical Treatment of Animals – www.peta.org) e PEA (Projeto Esperança Animal – www.pea.org.br) disponibilizam uma lista das marcas que são amigas dos bichinhos.

USE TUDO ATÉ A ÚLTIMA GOTA

Usar integralmente a maquiagem ajuda a diminuir o lixo e poupa o seu dinheiro. Veja algumas dicas

Batom

Quando você já não consegue mais deslizar o produto sobre os lábios, a dica é usar um pincel para retirar o resto do produto da embalagem. Há quem prefiro tirar a sobra com uma espátula ou cabo de colher de café e passar para um outro recipiente plástico.

Continua depois da publicidade

Produtos em pó

Não jogue no lixo a sombra, o blush ou o pó compacto que se despedaçaram dentro da bolsa. Pingue duas gota de álcool líquido e misture com uma espátula até que você tenha uma pasta. Pressione a mistura na embalagem com a ajuda de um pedaço de papel higiênico e uma moeda e deixe secar.

Base

O resto de base que fica presa nas bordas da embalagem pode ser recuperada misturando um pouco de água termal, hidratante ou protetor solar. A cobertura fica mais leve, boa para o dia.

Rímel

Rímel duro não faz nada pelos cílios, mas pode ser útil para as sobrancelhas, porque define sem pesar, penteia e segura os fios no lugar.

(Fontes: Maquiador Max Araújo e site Ser Sustentável com Estilo)