Aberto ao público até o dia 4 de novembro, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo reúne 500 veículos de 49 marcas diferentes, que exibem carros menos poluentes – elétricos ou híbridos -, conceitos para o futuro do automobilismo e as novidades dos modelos mais comprados pelos brasileiros.

Continua depois da publicidade

O G70, carro-conceito da japonesa Suzuki, trabalha com a redução de gás carbônico liberado para o meio ambiente e com a tecnologia no painel do carro. Ele emite 70 gramas de gás carbônico por quilômetro rodado (quando a média é 170), tem tela touch screen que fornece informações de navegação, de músicas e recomenda destinos, além de compartilhar rotas com os amigos.

Foto: Gilberto Leal

Ficha técnica

Continua depois da publicidade

Motor: turbo de 800cc de injeção direta movido a gasolina

Peso: 730 kg

Capacidade: Quatro pessoas

Comprimento: 3m55cm

O Onix, lançamento da Chevrolet desenvolvido no Brasil, o compacto tem a plataforma de conectividade MyLink, que reproduz vídeos e fotos em uma tela LCD touch screen, além de permitir que o usuário receba e faça ligações por viva-voz, a partir do Bluetooth. A tecnologia parece comum, mas o veículo é o primeiro do segmento a oferecer as possibilidades.

Foto: divulgação

Ficha técnica

Modelo: Hatch25

Versões: LS (sem opção do sistema MyLink), LT e LTZ

Motores: 1.0 e 1.4 movidos a etanol e a gasolina

Potência: 80cv e 106cv para etanol, e 78cv e 98cv para gasolina

Preço: a partir de R$ 29.990

O Novo Punto, veículo já conhecido da Fiat, teve seu design renovado, com novo para-choque e grade frontais, lanternas traseiras com iluminação a LED e novas rodas de liga leve. As modificações o deixaram com um visual mais aventureiro e agressivo. Mas a grande novidade são as tecnologias disponíveis no veículo, entre elas o Fiat Social Drive, que promete ler as notícias da internet e das redes sociais enquanto o motorista dirige – sistema que só a Fiat possui no Brasil.

Foto: divulgação

Ficha técnica

Modelo: Hatch compacto

Versões: Attractive, Essence, Sporting

Motores: 1.4 flex e a gasolina, 1.6 e 1.8 flex

Potência: de 85cv a 152 cv

Preço: a partir de R$ 38.570

O Classe B, primeiro lançamento da nova linha de compactos da Mercedes-Benz no Brasil, representa a “aparência mais jovem” que a alemã quer transmitir. O que mais mudou em relação ao modelo anterior é a altura do carro, rebaixada em quase cinco centímetros. Por outro lado, o espaço interno ficou maior, porque o esportivo está mais largo. Uma das versões comercializadas no país, a B 200 Turbo Sport, tem sistema de estacionamento que realiza a baliza do carro e que permite sair da vaga automaticamente.

Continua depois da publicidade

Foto: divulgação

Ficha técnica

Versões: B 200 Turbo e B200 Turbo Sport

Motores: 4 cilindros em linha

Potência: 156 cv

Preço: B 200 Turbo custará R$ 115,9 mil, e o B 200 Turbo Sport, R$ 129,9 mil