O inverno e a temporada de liquidações da estação chegaram juntos neste ano. A explicação está nas atividades da indústria têxtil, que antecipou os lançamentos das coleções de primavera- verão e está causando uma renovação de estoque forçada.

Continua depois da publicidade

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville (CDL), Carlos Grendene, a maioria das lojas que entraram na onda de promoções faz parte de franquias ligadas a redes maiores.

Estas marcas definem uma data para a troca das coleções e impõem que a partir dela tudo esteja com cara nova nas vitrines. Então, começa a corrida por encontrar espaço nos estoques.

– A antecipação causa, sim, algum tipo de prejuízo. Por isso, não vemos lojistas locais liquidando com tanta força-, afirma Grendene.

Continua depois da publicidade

Para as lojas menores, a estratégia para acompanhar a concorrência é fazer promoções de um número menor de peças, como as que estão em fim de estoque, e com descontos mais suaves, de até 20%.

Os shoppings tiram proveito da situação. O Joinville Garten Shopping aposta nas férias e no Festival de Dança para ter crescimento de 25% no movimento. Já o Shopping Mueller calcula 10% mais movimentação em julho e se prepara para a liquidação em agosto, quando os corredores devem ficar lotados.