A rede sueca de brinquedos Top-Toy tem conquistado visibilidade internacional graças a uma série de iniciativas simples, mas inovadoras: criar anúncios neutros de brinquedos, que não determinam aquilo com o que meninos e meninas devem brincar. Em seu catálogo de produtos, a rede jogou fora a divisão de gêneros.
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– As crianças não nascem codificadas para associar azul para meninos e rosa para as meninas. Elas devem ser livres para escolher o que querem para brincar -, disse Jan Nyberg, diretor de vendas da Top-Toy na Suécia, em entrevista ao jornal The Guardian.
Ao The Guardian, uma mãe deu depoimento apoiando a iniciativa:
– É muito difícil encontrar algo para a minha filha. Eu não gosto de brinquedos cor-de-rosa e princesas, e fico feliz que eles tenham ampliado a oferta.
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No catálogo, meninos aparecem brincando tanto de cabeleireiro e afazeres domésticos quanto de carrinho. As meninas são mostradas tanto ao lado de bonecas quanto lutando contra dragões e jogando videogame. Além das peças publicitárias, as lojas da marca foram reformadas para misturar os conceitos, e os funcionários, treinados para não limitar suas ideias na hora de vender os brinquedos.