A marca catarinense Malwee aproveitou a participação na London Fashion Week, uma das principais semanas de moda do mundo, para lançar uma tecnologia inédita nesta quinta-feira (12): a camiseta “Ar.voree”, com a primeira malha brasileira capaz de capturar gás carbônico (CO2) do meio ambiente e o eliminar no processo de lavagem. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A indústria da moda é responsável por 2 a 8% da emissão global de carbono, principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas. Pensando em como mudar a situação, após dois anos de pesquisa, a Malwee, em parceria com a Xinterra, startup de Singapura, desenvolveu a aplicação da tecnologia COzTERRA para o mercado têxtil.

Queda na qualidade do ar classifica Florianópolis como “insalubre” e “tóxica” para respirar

A marca de Jaraguá do Sul, cidade do Norte de Santa Catarina, desempenhou papel fundamental no processo de desenvolvimento da tecnologia, antes usada na construção civil. A solução possibilita que uma camiseta seja capaz de capturar 12 gramas de CO2 da atmosfera. Ou seja, 25 camisetas capturam, em um dia, a mesma quantidade de gás carbônico que uma árvore adulta captura diariamente.

Continua depois da publicidade

Funciona de forma bem simples: o tecido captura o CO2 e na lavagem, em contato com sabão em pó ou líquido, o CO2 vira bicarbonato de sódio e é totalmente dissolvido. Durante esse mesmo processo de lavagem, os agentes de captura de CO2 são recarregados e, ao usarem a camiseta novamente, ela seguirá capturando mais gás carbônico do ambiente.

Lembrando que a alta concentração de CO2 na atmosfera pode levar a uma série de alterações climáticas, como o aumento da poluição e o desequilíbrio do efeito estufa, além de elevação da temperatura do planeta.

— Em 2019, o Grupo Malwee tornou-se a primeira marca de moda brasileira a firmar o compromisso da campanha global Business Ambition for 1.5°C: Our Only Future, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essa iniciativa visa mobilizar grandes empresas para limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais e alcançar a meta de zero emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) antes de 2050. Então, a tecnologia de descarbonização que estamos lançando é uma frente importante para tangibilizar este compromisso. Já reduzimos em 37% a emissão total de gases de efeito estufa e agora lançamos uma camiseta que captura CO2 da atmosfera — afirma Gabriela Rizzo, CEO do Grupo Malwee.

A previsão é lançar a camiseta “Ar.voree” para o consumidor nos próximos meses.

London Fashion Week

A Malwee está apostando no mercado internacional e participa pela primeira vez da London Fashion Week, que ocorre até o dia 17 de setembro no Reino Unido. A empresa também apresenta a coleção inédita “Abrace o Futuro” na exposição “A Chain Of Women”, do Brazil Creating Fashion For Tomorrow, evento que abre a programação da semana de moda.

Continua depois da publicidade

A exposição é organizada por Camila Villas, Lilian Pacce e Marília Biasi, e o lançamento ainda contou com a presença do Embaixador do Brasil no Reino Unido, Antonio Patriota.

Sobre a Malwee

A marca catarinense está presente em mais de 20 mil pontos de venda pelo Brasil e faz parte do Grupo Malwee, que possui 56 anos de história. Foi reconhecida como uma das 20 marcas mais transparentes do mundo pelo Índice de Transparência da Moda Brasil, nos últimos 5 anos, além de ser referência internacional em iniciativas sustentáveis.

Veja fotos da camisa sustentável

Leia mais

A plataforma inédita de empresa de roupas de SC que cria medidas exclusivas com uso da IA

VÍDEO: Em meio a fumaça, “chuva preta” cai na Serra de Santa Catarina

O que tem na fumaça tóxica das queimadas e o impacto na sua saúde