A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote de pimenta do reino da marca Pancada após constatar irregularidades durante a fiscalização. O produto possuía glúten e amido em sua composição, o que não era sinalizado na embalagem, e pode representar risco a alérgicos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (28). O lote 45349 da pimenta do reino moída da marca Pancada não passou nos ensaios de detecção e determinação de glúten e de pesquisa e identificação de elementos histológicos, afirma a Anvisa.

Foi identificada a presença de glúten e amido não declarados na rotulagem, assim como outras irregularidades na análise de rotulagem, conforme o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 1921.1P.0/2023, emitido pela Fundação Ezequiel Dias.

Dessa forma, ficou suspensa pela Anvisa a comercialização, distribuição e uso do lote da pimenta.

Continua depois da publicidade

O NSC Total tentou contato com a empresa Pancada Temperos e Festas Ltda, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Por que é necessário informar a presença de glúten

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces.

Dessa forma, a pessoa que é intolerante ao glúten tem dificuldade de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água. Entre os sintomas estão diarreia, vômito, perda de peso, inchaço nas pernas, anemias, entre outros.

A lei federal nº 10.674, de 16 de maio de 2003, prevê que todos os rótulos de alimentos industrializados informem a presença ou não de glúten para resguardar o direito à saúde dos portadores de doença celíaca.

Continua depois da publicidade

Leia também

Saiba as cidades de SC com mais vagas abertas em 2024

Santa Catarina tem mais dois aeroportos liberados para operação; veja quais