Cerca de 14 mil atletas de todo o Brasil e de outros 20 países vão correr na quarta edição da Maratona Internacional de Floripa Michelob Ultra que vai acontecer no sábado (27) e domingo (28). O evento não era realizado há três anos por conta da pandemia de Covid-19.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

No sábado, participam os atletas que vão fazer percurso de 10 quilômetros e a Maratoninha Kids Piemont. Já no domingo, os percursos são de 21 e 42 quilômetros. As largadas saem do Trapiche Beira-Mar Norte.

Valendo como tentativa de índice para a Maratona de Boston, o evento é considerado uma das maiores provas de maratona do país e vai contar com pessoas de quase 20 países.

HBO anuncia segunda temporada de “A Casa do Dragão”

Continua depois da publicidade

Anderson Tonon, organizador da prova, diz que por conta das condições geográficas de Florianópolis, a Maratona é ideal para atletas que buscam melhorar suas marcas pessoais.

— A Maratona Internacional de Floripa Michelob Ultra se consolida como um dos maiores eventos esportivos de Santa Catarina. Serão 14 mil atletas, um número expressivo. Encerramos as inscrições para os 42 km e 21 km com quase um mês de antecedência. Prova que Floripa é um local extremamente propício para eventos dessa magnitude. Aliás, a Maratona não é somente um evento esportivo, mas um evento que mexe com o turismo e o serviço da cidade — declara Anderson.

Entrega de kits

Os inscritos na Maratona Internacional de Floripa Michelob Ultra devem comparecer à Decathlon Florianópolis, na Rodovia SC-401, entre quinta-feira e sábado para a retirada do kits.

Ator de Pantanal que foi atropelado apresenta melhora de saúde

O atleta deve levar um documento com foto e o protocolo de inscrição. Os horários são das 10h às 22h, quinta e sexta; e 10h às 20h, sábado.

Continua depois da publicidade

O kit da prova inclui camiseta, sacola do evento e número de peito com chip.

Alterações no trânsito

Por conta da maratona, o trânsito da Capital sofrerá alterações, principalmente na Região Central, no bairro Estreito e no acesso ao Sul da Ilha.

A largada será no centro de Florianópolis, na Praça Portugual, em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, e os maratonistas seguem no sentido das pontes. Eles acessam à Ponte Colombo Salles em direção ao continente após passar pelo viaduto Dias Velho e seguem pela Av. Claudio A. Barbosa (Beira-Mar Continental) até o Balneário do Estreito.

Florianópolis terá voo direto para novo destino em novembro

O retorno é feito novamente pela Beira-Mar Continental com passagem na sequência pela Ponte Pedro Ivo em direção à Ilha.

O percurso segue pela Av. Gustavo Richard em direção ao Sul da ilha passando pelo túnel Antonieta de Barros e retorna pela Via Expressa Sul. Após passar pelo Viaduto Rita Maria os atletas seguem pela Av. Beira-Mar Norte até a UFSC e retornam pela Av. Beira-Mar Norte até a chegada no Trapiche.

Continua depois da publicidade

Governo distribui livros na PRF com temas religiosos e servidores se incomodam

O fechamento das vias será da seguinte maneira:

  • CONTINENTE para AEROPORTO – Ponte compartilhada com atletas e sem mais alterações.
  • CONTINENTE para NORTE DA ILHA – Ponte compartilhada com atletas e será obrigatório o deslocamento pela Marginal da Beiramar Norte.
  • AEROPORTO para CONTINENTE – O trânsito será pela Av. Jorge Lacerda, depois pelo Bairro José Mendes, acesso à Ponte será por dentro do TICEN.
  • NORTE DA ILHA para CENTRO/CONTINENTE – Após Av. da Saudade, acessar elevado do CIC, seguindo pela Agronômica e Av. Mauro Ramos, acesso à Ponte será por dentro do TICEN.

A Maratona

O evento foi idealizado em 2017, pelo grupo STC. No ano de 2018, contou com 8 mil atletas, subindo para 10,2 mil no ano seguinte.

Sexta-feira de sol e calor antecede virada no tempo em SC

Em 2022, estão confirmados cerca de 14 mil atletas de todos os estados e quase 20 países, como Argentina, Japão, França, Estados Unidos, Paraguai, entre outros. Esses números indicam que a prova já uma das maiores do país em termo de número de maratonistas.

Cronograma

Sábado (27 de agosto)

  • 6h – Largada da CORRIDA 10K – Geral
  • 7h30 – Horário limite para a conclusão da CORRIDA 10K
  • 8h – Início da Cerimônia de Premiação (CORRIDA 10KM)
  • 9h – Maratoninha de Floripa (Prova KIDS)
  • 10h às 20h – Entrega de Kits
  • 18h30 às 21h – Jantar de Massas (Adquirir ingresso antecipadamente)

Continua depois da publicidade

Domingo (28 de agosto)

  • 6h – Largada da MARATONA – Elite Feminina e Cadeirantes profissionais
  • 6h10 – Largada da MARATONA – Elite Masculino, Cadeirantes, Deficientes Visuais, PCD e Faixas Etárias Femininas e Masculinas
  • 6h25 – Largada da MEIA MARATONA – Elite Feminina e Cadeirantes profissionais
  • 6h30 – Largada da MEIA MARATONA – Elite Masculina, Cadeirantes, PCD, Deficiente Visual e Faixas Etárias Femininas e Masculinas
  • 9h – Início da Cerimônia de Premiação (MARATONA – Geral, MEIA MARATONA – Geral)
  • 9h30 – Horário limite para a conclusão da MEIA MARATONA
  • 10h – Início da Cerimônia de Premiação (MEIA MARATONA– Faixa etária)
  • 11h30 – Início da Cerimônia de Premiação (MARATONA – Faixa etária)
  • 12h10 – Horário limite para a conclusão da MARATONA

Serviço

  • Data: 27 e 28 de agosto de 2022
  • Local da largada: Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis
  • Percursos: 42km, 21km, 10km

Leia também

Assassinato de indígena gera medo, tensão e revolta no Oeste de SC

Caso Amanda Albach: júri popular irá julgar acusados de assassinato