Os resultados da Terceira Maratona de Santa Catarina realizada neste domingo, dia 14, em Florianópolis, foram homologados pela direção da prova mesmo após ter ocorrido uma falha na marcação do trajeto.

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Por um descuido de dois carros batedores da Polícia Militar, os atletas que participavam da Maratona percorreram 3,4 mil metros a mais no começo.

O problema aconteceu nas proximidades do Centro Integrado de Cultura (CIC), no bairro Agronômica. No local havia sido instalado uma rampa para os corredores fazerem o contorno e ingressarem no sentido contrário da Avenida Beira Mar.

Ao invés disso, os veículos seguiram até a rótula Dona Benta, no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), o que aumentou o trajeto em 1,7 mil metros de cada lado.

Dessa forma, a solução encontrada pela organização foi novamente a distância numa moto enquanto os atletas estavam no outro lado do trajeto, e descontar antes do final da prova.

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Neste sábado à tarde, depois de encerrada a competição, o diretor técnico da Maratona, Paulo Silva, acompanhado de um delegado técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e policiais militares fizeram uma segunda medição do percurso e constataram 34 metros a mais em relação ao traçado original.

– Até 49 metros de sobra é aceitável – afirmou Silva.

Ele disse que um problema semelhante ocorreu na primeira Meia-Maratona do Rio de Janeiro, quando 126 metros sobraram por causa de uma medição mal feita.

– E nem por isso o resultado da prova foi anulado – justificou.

Para o diretor técnico, a falha não serve como justificativa para os corredores terem feito tempos abaixo do esperado.

– Acho que o vento causou mais transtorno que o erro na sinalização – completou.

Na opinião árbitro de atletismo, Hélio Moritz, a confederação não vai validar a prova.

– Eles erraram e depois tentaram corrigir. Isso é um absurdo – ressaltou.

De acordo com ele, a regra 240, item 3, prevê dois tipos de medição: através de uma trena ou por meio de bicicleta calibrada com medidor. Além disso, o limite que pode ser extrapolado numa medição é de apenas 1% do total do percurso (42 metros), sendo aferido três vezes seguidas para comprovar o resultado.

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As informações são do Diário Catarinense.