A Maratona de Boston é a prova anual de corrida de longa distância mais tradicional do mundo, e a que ocorre consecutivamente há mais tempo – realizada desde 1897, perde apenas para a disputa olímpica, disputada desde 1896. A corrida, que atrai mais de 500 mil espectadores todo o ano, acontece entre as cidades de Hopkinton e Boston, no Estado americano de Massachussets.

Continua depois da publicidade

Por ser uma maratona com volume diferente de corrida – ela tem mais descidas do que o permitido pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) -, quem supera o melhor tempo mundial na prova de Boston não é reconhecido como recordista.

>> Polícia encontra outros explosivos no trajeto da maratona

>> Pelo Twitter, repórteres relatam clima de horror em Boston após explosões

>> STORIFY: confira os relatos nas redes sociais sobre as explosões

Continua depois da publicidade

Depois das explosões, 4.496 dos 23.236 mil participantes não cruzaram a linha de chegada. De acordo com o técnico de maratona da Sogipa, Leonardo Ribas, corredores de elite provavelmente escaparam do atentado:

– Um corredor de elite geralmente faz essa prova em um tempo de 2h05min, 2h08min.

Inicialmente, a maratona nasceu como um evento local, aceitando apenas competidores de Estados Unidos e Canadá. Com o tempo, porém, passou a atrair atletas de todo mundo, mesmo sem qualquer premiação. Devido ao grande número de atletas interessados, um tempo qualificatório e certificação da participação em outras provas certificadas são requeridos dos corredores para que possam disputar a maratona.

Explosões deixaram pelo menos dois mortos

Duas explosões na Maratona de Boston mataram duas pessoas e deixaram pelo menos 20 feridos nesta segunda-feira. A primeira explosão ocorreu três horas depois de os ganhadores cruzarem a linha de chegada. Outro estrondo foi ouvido poucos segundos depois. A região ficou tomada de fumaça e boa parte da estrutura montada para a maratona foi abalada. Milhares de pessoas foram retiradas do local, que foi isolado.

Veja o mapa com o local da chegada onde ocorreram as explosões: