Conhecida como a capital catarinense do maracujá, Araquari iniciou testes de plantio do maracujá roxo, em parceria com a Epagri de Urussanga, que acompanha o desenvolvimento das plantas nas propriedades. A expectativa é que a fruta se adapte ao clima de Araquari.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O grande diferencial do maracujá roxo é a resistência à pragas e maior produtividade. Plantado no método latada, semelhante ao da parreira de uvas, o maracujá roxo exige um pouco mais de investimento financeiro inicial na estrutura, uma vez que os fios que sustentam a planta são de arame. No plantio tradicional, o método usado é o da espaldeira (cercas).

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Entre uma das propriedades que recebem o teste de plantio está a do produtor Julio Fialkoski. Ele plantou 4,5 mil pés, e percebeu que entre as vantagens estava o menor uso de defensivos, uma vez que a planta se mostrou resistente a doenças. Entre o maracujá roxo e o amarelo, a expectativa é colher 150 toneladas.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do plantio de maracujá roxo em Araquari

Segundo levantamento dos extensionistas da Epagri, Santa Catarina encerrou a safra 2023 de maracujá com produção estimada em 70 mil toneladas.

A colheita do maracujá em Araquari acontece de janeiro a março de 2024. A cidade tem hoje 25 produtores da fruta, que juntos, devem colher entre 400 a 450 toneladas.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

VÍDEO: Temporal derruba árvores sobre carros no Hospital Regional de Joinville

FOTOS: Praia vira “depósito de lixo” após empresa abandonar limpeza em Balneário Piçarras

FOTOS: Festival de Primavera exibe flores, árvores e carpas em “paraíso colorido” de Joinville

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Continua depois da publicidade