Ele tem apenas 11 anos e 1m37cm de altura, mas a garra e a desenvoltura sobre as rodinhas são de gente grande. Sob a supervisão do pai, Cahuê, o jovem skatista Pedro Carvalho desliza com um largo sorriso no rosto na nova pista pública de Florianópolis, localizada na Costeira da Pirajubaé. Chamado de “Maracanã do Skate“, o local servirá para Pedro e outros futuros talentos do esporte aprimorarem suas técnicas sem depender de uma pista privada.
Continua depois da publicidade
Com área total 1,4 mil metros quadrados, a estrutura da pista tem um formato bowl – um tipo de piscina com fundo abaulado – o flow e uma área de street, onde os esportistas utilizam bancos, corrimãos e escadas para executar suas manobras.
O espaço será inaugurado hoje com a etapa qualificatória do Vans Park Series, que reúne os melhores skatistas do mundo, entre eles o manezinho campeão mundial Pedro Barros.
– Achei a pista muito boa. É uma oportunidade ter um bowl como referência, e também porque é uma pista pública e todo mundo pode vir aqui relaxar e andar – conta Pedro Carvalho.
Continua depois da publicidade
Pedrinho é uma promessa catarinense. Campeão brasileiro nas categorias mirim, ele participou do Red Bull Skate Generation, no ano passado. Competindo com os grandes, Pedro entrou como convidado e ficou em quarto lugar.
– Eu fui campeão brasileiro e aí passei para a categoria de cima, que é a amador. Vai ser um ano de aprendizado. Eu ando de skate desde os dois anos. O meu pai que me influenciou, me botava no meio das pernas dele e depois eu comecei a andar – explica o atleta.
Nascido em Curitiba, mas criado em Floripa desde um ano, no Campeche, Pedrinho se espelha nos ídolos Pedro Barros e Vi Kakinho para sonhar em ser profissional. Por causa da idade, ele não poderá competir no final de semana (a idade mínima é 15 anos), mas o pequeno skatista vai marcar presença para conferir de perto e aprender com o desempenho dos outros atletas.
Continua depois da publicidade
Feras de todo o mundo em ação na pista
O novo espaço apto a receber competições de nível internacional terá a inauguração do local (com cerimônia prevista para o meio-dia), com a prestigiada Vans Park Series, que reúne skatistas como Pedro Barros e os estrangeiros Chris Russell, Greyson Fletcher, Aaron “Jaws” Homoki, entre outros.
Este é o segundo campeonato mundial de Park, modalidade que mistura a transição dos bowls (pista em formato de tigela) e banks (variações de bowls) com elementos de street. A primeira foi em Melbourne, na Austrália; a terceira será em Vancouver, no Canadá, e a quarta, em Huntington Beach, na Califórnia (EUA).
A grande final, com prêmios que ultrapassam US$ 500 mil, será em Malmö, Suécia, em agosto. O bowl começou a ser construído em janeiro do ano passado e custou R$ 680 mil, mas a entrega, antes prevista para 120 dias, sofreu um atraso no prazo final por conta de questões operacionais, segundo informou a assessoria de imprensa da secretaria de Obras da Capital.
Continua depois da publicidade
Acesse a página do DC Esportes
Pedro Barros é atração em torneio de skate na Capital