O litoral de Santa Catarina pode ter ondas de até três metros a partir de quinta-feira (20), conforme aviso meteorológico da Defesa Civil do Estado. A previsão é de mar agitado com ondas de sudoeste/sul, com início no Litoral Sul até atingir as demais áreas litorâneas ao longo da sexta-feira (21).
Continua depois da publicidade
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é mais provável ver o fenômeno
Há risco de ressaca em toda a costa catarinense, e o aviso meteorológico é válido até a noite de sexta-feira.
A Marinha também emitiu um aviso de mau tempo direcionado a Santa Catarina. Conforme o comunicado, há previsão de ressaca entre o Chuí, no Rio Grande do Sul, até a região de Laguna, no litoral Sul do Estado. A previsão é de ondas entre 2 e 2,5 metros.
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Para Florianópolis, também há chances de ondas acima dos dois metros e previsão de ressaca para os próximos dias, conforme aviso emitido na tarde de terça-feira (19). A área onde o mar deve ficar agitado vai até Peruíbe, em São Paulo.
A Defesa Civil orienta que em caso de mar grosso, a navegação e as atividades de pesca devem ser evitadas. Banhos e esportes náuticos também são desaconselhados, e caminhar ou pedalar na beira-mar só é permitido caso as ondas não estejam atingindo o calçadão ou a ciclovia.
Relembre a neve em Santa Catarina com fotos
Em caso de rassaca, a orientações é reforçar o cuidado com as construções que ficam em área de erosão. Embarcações e apetrechos de pesca e maricultra devem ser protegidos das intempéries, recomanda a Defesa Civil de Santa Catarina.
Risco de alagamentos, alerta Epagri/Ciram
A Epagri/Ciram alerta que, a partir desta quarta-feira (19), há risco de alagamento na região costeira de Santa Catarina. A atuação conjunta de vento de sul intenso e persistente de 50 a 60 km/h, e a influência da maré viva, podem resultar em inundação.
Continua depois da publicidade
Entenda o que os catarinenses podem esperar da previsão para os próximos dias no Estado
Os meteorologistas recomendam atenção para os horários de pico das marés em locais próximos a desembocaduras de rios, pois pode haver dificuldade no escoamento da água da chuva para o oceano (confira na tabela).

Locais onde costumam ocorrer alagamentos como a Rodovia a Diomício Freitas e Centro de Eventos – CentroSul, em Florianópolis, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Araranguá, Laguna, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, centro de Itajaí, Barra Velha, centro de Joinville, entre outros, devem ser evitados pelos motoristas e pedestres.