A agitação marítima causou alguns danos no Sul da Ilha de Santa Catarina nesta quarta-feira (16). Os estragos pelo avanço do mar ocorreram entre as praias do Campeche e do Morro da Pedra, onde a escadaria chegou a ser danificada, assim como uma área do deck. Em outras regiões do litoral catarinense não houve prejuízos causados pelas fortes ondas até o momento, segundo a Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
A previsão é de que a maré alta se estenda até a noite desta quinta-feira (17), com possibilidade de ressaca. Um alerta de mar agitado foi emitido para todo litoral do Estado, até 23h. Até lá, um sistema de alta pressão influencia a área de pesca. A recomendação é para que as navegações sejam evitadas, principalmente pequenas embarcações.
De acordo com a Defesa Civil de Florianópolis, apesar dos danos registrados no Sul da Ilha, o caso é considerado pontual e comum em dias com mar agitado. A região mais ao sul da Capital também é o local mais fragilizado do ponto de vista da dinâmica litorânea, motivo pelo qual tem o maior número de eventos registrados em decorrência do fenômeno.
Conforme a Epagri/Ciram, a condição de mar agitado ocorre devido a aproximação de um sistema de alta pressão pelo Rio Grande do Sul, combinado com áreas de baixa pressão em superfície sobre Santa Catarina.
Possibilidade de temporais
Há possibilidade de temporais isolados nesta quinta-feira para todas as regiões de Santa Catarina. A previsão é de pancadas de chuva moderadas a pontualmente fortes, acompanhadas de raios, ventos fortes e queda de granizo.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta o vento deve apresentar rajadas de 30 a 40km/h e as ondas devem ficar entre dois a dois metros e meio, com picos de até três metros. Em Florianópolis as ondas mais altas devem ficar ao Sul da Ilha.
Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, a tendência para o fim de semana é de variação de nuvens e condição de chuva para o setor norte área de pesca, com rajadas de vento de 30 a 50km/h e ondas com picos de 2,5 metros em Florianópolis.