Às 10h a Polícia Militar deu início a retirada das famílias que invadiram um terreno na Avenida das Torres em São José, na Grande Florianópolis. A ação se dá em cumprimento a uma decisão judicial que reintegrou a posse à empresa proprietária do terreno.

Continua depois da publicidade

Antes de as máquinas começarem a derrubar as casas e barracas, um oficial de justiça, o advogado da empresa e a Polícia Militar estiveram no terreno e leram a decisão do juiz. Os moradores tiveram uma hora para retirarem seus pertences.

>> Veja imagens da retirada dos moradores do terreno em São Jsoé

A maioria se recusou a atender ao pedido da polícia e se manteve no terreno. Em protesto, alguns moradores queimaram objetos.

Continua depois da publicidade

A ação foi acompanhada por policiais do Batalhão de Choque e da Cavaleria que estavam posicionados, prontos para darem início a desocupação do terreno que tem mais de 2 km.

Fotos: Guto Kuerten

Acordo na justiça

Segundo a empresa, o terreno foi invadido há 11 anos por cerca de 50 famílias. Estas serão mantidas no local. Em um acordo ficou decidido que parte do terreno seria doado para elas. A ação de desapropriação desta quarta-feira atinge apenas famílias que invadiram o terreno recentemente, às vésperas das eleições.