Um pequeno contratempo na obra de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú chamou atenção de pessoas que passavam pelo local nesta semana: uma máquina atolou e mobilizou os trabalhadores para a rápida retirada antes que o veículo fosse engolido pela areia mole.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do Litoral Norte e região direto no Whatsapp.

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o episódio (veja abaixo). Um trator de esteira não consegue sair de um declive da areia ainda mole, trazida do fundo do mar pela draga. Com isso, uma força-tarefa instantaneamente é montada. Uma retroescavadeira tenta puxar a máquina, mas não consegue.

Em poucos minutos os funcionários conseguem desviar a tubulação que traz a areia e a água do mar, possibilitando o escoamento e a saída da esteira, que acaba sendo puxada por outra máquina através de um cabo.

Os minutos de tensão para os que presenciaram a cena não são incomuns em uma obra como essa, explica a secretária municipal de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloisa Lenzi. As máquinas pesadas atuam sobre uma verdadeira areia movediça, ainda mais afetada pelo tempo instável.

Continua depois da publicidade

> Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú; veja ao vivo

— É importante para que as pessoas vejam que o solo está encharcado e que mesmo que tenham partes mais secas, não é possível andar no local ainda — alerta.

As máquinas atuam na Barra Sul, primeiro trecho do alargamento a ser entregue. A draga deve terminar o transporte da areia para este ponto nesta sexta-feira (17). Depois, seguirá para o Norte da praia. As equipes então farão os acabamentos na Barra Sul para a liberação aos banhistas, que deve acontecer “em breve”, conforme a secretária.

Leia também

Obras na Alameda Rio Branco voltarão a interferir no trânsito de Blumenau

Bancada de SC cobra contrapartida do governo Bolsonaro aos R$ 465 milhões das rodovias

Quando e como os R$ 465 milhões de SC chegarão às rodovias federais

Rota do Enxaimel, em Pomerode, é indicada pelo Ministério do Turismo a prêmio internacional