Toda mulher que quer se proteger do sol e cuidar da saúde, mas sem abrir mão da vaidade, já se deparou com estas questões: usar base ou protetor? Hidratante com ou sem filtro?

Continua depois da publicidade

Hoje, a maquiagem não trata apenas da beleza mas também da pele. No entanto, esse tipo de produto ainda gera muitas dúvidas, sobretudo com a chegada do verão. Boas marcas já oferecem diferentes produtos com proteção solar, como bases, pós compactos e batons. De acordo com o dermatologista Leonardo Ravache, para o dia a dia, a maquiagem com filtro solar é muito útil, substituindo o uso de loções e cremes com essa função, mas, para quem vai se expor ao sol na praia, piscina ou praticar esportes ao ar livre, a proteção é insuficiente. Nesse caso, é preciso recorrer a um filtro solar com fator de proteção (FPS) 30, no mínimo.

Leia também:

>> Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

Continua depois da publicidade

>> Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook

Maquiagem com protetor tem a mesma função do filtro solar?

De acordo com o profissional, depende do tipo de produto. Na maioria das vezes, o uso de maquiagem associado ao protetor solar é benéfico, pois ajuda a proteger a pele da luz visível, o que o filtro solar sem a base não faz. Essa proteção adicional pode ser obtida com o uso de protetores que já vêm com base ou vice-versa.

É necessário, contudo, ficar de olho na embalagem para verificar se o produto protege contra raios UV-A e UV-B.

– Maquiagens que contêm filtro solar são muito interessantes; porém, muitas vezes, além de proteger apenas contra os raios UV-B, não permitem que sejam aplicadas de maneira tão uniforme quanto o protetor – complementa o dermatologista.

Continua depois da publicidade

Posso confiar na proteção da base com filtro?

– Sim, desde que a regra da pergunta anterior seja seguida. “Os filtros solares com tom de base geralmente oferecem tanto a proteção UV-B quanto a UV-A – uma excelente alternativa – diz a dermatologista Melissa Bristot.

Se optar pela maquiagem com filtro, ela deve ser aplicada normalmente em todas as áreas do rosto. Caso prefira os dois produtos separadamente, primeiro use o protetor; depois, a base. E não abra mãos dos produtos nutracêutivos.

– São suplementos alimentares, fitoterápicos ou antioxidantes que protegem a pele, diminuindo os problemas provocados pelos raios solares – explica Thais de Queiroz, da farmácia de manipulação Alana.

Continua depois da publicidade

O ideal é que o produto seja reaplicado a cada três horas. E se estiver maquiada e desejar uma proteção completa, é necessário refazer todo o processo ao longo do dia.

É importante cuidar da pele para que ela esteja sempre bem protegida, inclusive dos raios solares. Uma pele bem hidratada absorve melhor os produtos aplicados. Além disso, ela possui uma barreira natural que confere proteção contra elementos potencialmente irritativos, como o próprio suor. Vale lembrar que, na praia, o vento é uma das principais causas de ressecamento. O médico Leonardo Ravache também dá duas dicas básicas: Banhos rápidos, com sabonetes suaves, e o uso de hidratantes são fundamentais.

Cuidados básicos

:: Evite a exposição ao sol no período de maior incidência dos raios UV-A e UV-B, ou seja, das 10h às 16h.

Continua depois da publicidade

:: O uso do filtro solar não é um passe livre para esse período. Como a incidência dos raios é intensa, há o risco de prejudicar a pele.

:: Você sabia que existem roupas com filtro de proteção solar? Trata-se dos tecidos nanotecnológicos, que suportam várias lavagens.

:: Se seu médico considerar necessário, tome uma dose diária de vitamina C – um importante antioxidante que combate os danos causados pelo sol. Ela também pode ser aplicada na forma de creme, o que potencializa o efeito do filtro solar.

Continua depois da publicidade