Pessoas e entidades envolvidas com a cultura em Florianópolis já podem se cadastrar gratuitamente na plataforma IDCult, que tem como foco mapear e manter atualizados os dados do setor cultural da cidade. Cada usuário adiciona, voluntariamente, no sistema informações sobre obras, eventos e serviços que realiza. A plataforma serve para que qualquer pessoa encontre os agentes culturais por geolocalização, vendo no mapa as entidades de cada região. Para fazer sua inscrição acesse AQUI.
Continua depois da publicidade
> Leia também: Filme feito em Joinville entra no ranking dos mais assistidos na Netflix
Além dos dados de localização, os dados também serão utilizados para um levantamento socioeconômico, com intuito de fornecer informações mais precisas para a implementação de políticas públicas e privadas, como o recebimento do auxílio financeiro da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
Em breve será fornecido um canal alternativo para o cadastramento de pessoas com deficiência, não alfabetizadas ou sem acesso à internet. Quanto mais produtores, artistas e entidades se cadastrarem, mais preciso será o mapeamento
A instalação do software em Florianópolis existe desde 2014, mas estava inativa por conta do encerramento de contrato entre a gestão da Prefeitura na época e a empresa responsável pelo sistema. Com a pandemia de Covid-19 ficou mais urgente a necessidade de dados atualizados do setor cultural da cidade. O Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis realizou uma pesquisa para medir os impactos da Covid-19 no setor, e intermediou uma parceria com a plataforma IDCult, e a Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude por meio da Fundação Cultural Franklin Cascaes.
Continua depois da publicidade
> Confira os animais encantadores já avistados em Santa Catarina