A Fifa buscará mudar as regras do futebol depois que o atacante uruguaio Luis Suárez deteve com a mão um chute na linha do gol, com o qual evitou a classificação de Gana às semifinais da Copa do Mundo da África do Sul. Joseph Blatter, presidente da Fifa, disse que a possibilidade de mudanças deverão ser analisadas durante a reunião da International Board – responsável pelas regras do futebol -, prevista para outubro.

Continua depois da publicidade

– Podemos responder a estas situações que temos testemunhado durante esta competição, especificamente a questão da jogada de Suárez na linha do gol aos 122 minutos da partida entre Uruguai e Gana – falou.

Suárez recebeu o cartão vermelho, e o árbitro marcou pênalti. Porém, a jogada provocou a condenação de alguns, que a consideraram um recurso injusto para salvar a sua equipe. A suspensão de uma partida imposta depois pela Fifa ao atacante foi considerada inadequada, porque Suárez poderia jogar a final, disseram os críticos. Nas semifinais, o Uruguai perdeu para a Holanda.

Porém, Blatter descartou a possível criação de uma regra que conceda o gol quando este é evitado claramente por uma mão. Isto limita as possibilidades do painel para analisar apenas medidas disciplinares.

– Temos visto nesta competição e em outras que é muito difícil saber se uma bola entrou ou não, mas quando a bola não entra, definitivamente nenhum árbitro pode declarar que há um gol – concluiu o presidente da Fifa.

Continua depois da publicidade