No entorno do cartão-postal de Santa Catarina, uma estrutura de 28 metros de altura se erguerá acima do mar hoje. Ainda pela manhã, a primeira das quatro gruas previstas pela nova metodologia de trabalho da obra de restauração da Ponte Hercílio Luz será posicionada debaixo do vão central, sinalizando o início da montagem da estrutura provisória que sustentará a ponte.

Continua depois da publicidade

o primeiro passo de uma corrida contra o tempo originada pela promessa do Consórcio Florianópolis Monumento em entregar a obra em 31 de dezembro. A primeira de quatro gruas que ficarão dispostas sob a Hercílio Luz até agosto será levada até o local em uma balsa. A estrutura, giratória, ficará próxima do nível da ponte para que seja possível operá-la.

Com a grua posicionada, a mão de obra que atuará no local também começa a se mobilizar. O primeiro grupo, com 20 soldadores e montadores, desembarca em SC a partir de segunda. Até abril, outros 60 operários se juntam ao grupo, conforme a montagem das outras três gruas. Para dar vazão ao serviço e cumprir o cronograma até dezembro, o consórcio dobrou o número de operários de 40 para 80 – trabalharão 20 pessoas em cada torre.

Enquanto os trabalhos avançam no mar, técnicos do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) analisam o novo cronograma. Cópias do documento entregue pela Espaço Aberto, líder do consórcio, na quarta-feira já foram distribuídas para os engenheiros verificarem se é possível o cumprimento dos prazos anunciados.

Continua depois da publicidade