As obras de fresagem e recomposição asfáltica entre os km 50,950 e km 32 da BR-280, que liga a BR-101 a Guaramirim, no Norte catarinense, devem ser concluídas até o próximo final de semana. E quem trafega pela via tem encontrado momentos de lentidão em decorrência da liberação intermitente de meia pista no trecho. São 20 minutos de fluxo liberado e outros 10 de parada para quem segue rumo ao litoral e o inverso para o sentido oposto (trânsito menor).
Continua depois da publicidade
De acordo com Carlos Alberto Cordeiro de Oliveira, encarregado-geral da manutenção na via, o serviço começou no dia 10 deste mês e desde então o trânsito é mantido em meia pista nos pontos que recebem o recapeamento. No entanto, a falta de paciência de alguns motoristas faz com que o período se estenda, segundo ele, uma vez que os controladores do tráfego passam por dificuldades em interromper o fluxo no tempo estabelecido. Fruto da desobediência à sinalização, por parte de alguns motoristas.
Vendedores ambulantes também aproveitam as paradas e o calor excessivo para garantir renda, por meio da comercialização de picolés, água, salame e doces.
A obra é liderada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Santa Catarina (Dnit/SC) e os trabalhos envolvem cerca de 25 operários durante o dia, de segunda a sábado. No entanto, nesta terça-feira (feriado do trabalhador), como a previsão é de fluxo maior na rodovia, a atividade será suspensa.
Para a manutenção, foi feito um mapeamento dos pontos mais críticos e de maior trepidação para o recapeamento asfáltico. O recape ocorre partir do Km 50,950, antes da interseção com a Rodovia do Arroz, em direção ao viaduto sobre a BR-101/SC, no acesso de Araquari e Joinville.
Continua depois da publicidade
Nesta segunda-feira, por exemplo, a concentração das máquinas estava no km 40, primeiro com o corte de uma camada de pavimentação antiga e, posterior, com a limpeza dos detritos e recomposição da massa asfáltica e passagem de rolo compressor e piche. A correção da via é feita com a utilização de cerca de 300 toneladas de pavimento, por dia.
Ainda são necessários quatro dias inteiros de serviço, mas os trabalhos poderão ser suspensos em função das condições climáticas. A manutenção neste trecho é feita pela empresa TV- Técnica Viária Construções Ltda, contrata pelo Dnit.