Blumenau, no Vale do Itajaí, é conhecida nacionalmente por suas origens alemãs e pela preservação cultural dessa história. O município atrai anualmente milhares de pessoas, em especial na Oktoberfest, tradicional festa germânica. Mas, além de ter um papel fundamental na manutenção dessa história, a cidade também se destaca pela conservação da natureza. Com uma grande área de Mata Atlântica preservada, a cidade possui grande diversidade de fauna, flora, e diversas paisagens naturais, como cachoeiras, trilhas e campings.
Continua depois da publicidade
Animais selvagens têm atendimento veterinário de emergência em Blumenau
Por isso, uma das grandes atrações de Blumenau são os parques, que mantêm a biodiversidade da região e ainda permitem que os moradores e visitantes consigam estar próximos de espaços verdes. Devido a importância ecológica, educacional e de lazer destes espaços, a Prefeitura de Blumenau, através da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), atua de forma intensa para garantir a manutenção dos parques.
É de responsabilidade da Semmas garantir a gestão e manutenção de três espaços essenciais para a preservação ecológica do município. São eles o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, o Parque Natural Municipal Claus Feldmann e o Parque Natural Municipal das Nascentes do Garcia.
Conheça mais detalhes sobre cada um deles
- Parque Natural Municipal São Francisco de Assis
Continua depois da publicidade
Um dos principais parques de Blumenau é o São Francisco de Assis, que está localizado no centro da cidade. O espaço possui aproximadamente 28 anos e é formado por duas áreas distintas: uma delas com cerca de 20 hectares, composta por floresta ombrófila densa em alto nível de conservação, e outra com aproximadamente 31 mil metros quadrados. Sugestão: o espaço possui 28 anos e área de cerca de 23 hectares, composta em boa parte por Floresta Ombrófila Densa em alto nível de conservação.
A área onde está localizado o parque foi doada pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Ele foi legalmente instituído em 1995, e é uma Unidade de Conservação enquadrada no Sistema Nacional de Conservação (SNUC).
O ambiente é aberto à visitação do público e tem entrada gratuita. No espaço, é possível encontrar quatro trilhas sinalizadas, um percurso de água e um deck, que é bastante utilizado para as ações de educação ambiental que acontecem no parque.
Além de ser um espaço de lazer e contato com a natureza para a população, o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis possui um grande valor científico. Afinal, a estrutura já foi alvo de estudo para inúmeras pesquisas, que resultaram em importantes descobertas para a preservação ambiental no município. Em uma delas, os pesquisadores descobriram que existem 394 espécies de flora no local, entre nativas e exóticas, sendo que duas delas estão em risco de extinção.
Continua depois da publicidade
Ainda, foram encontradas de 22 espécies de mamíferos, que representam 16% da mastofauna de Santa Catarina; 134 espécies de aves, sendo 67 delas enquadradas como raras; e a descoberta de duas novas espécies de fungos.
Para quem tem o interesse de conhecer o espaço, ele está aberto todos os dias, das 8h às 12h e das 13h às 17h, inclusive aos finais de semana. Nos dias de chuva, o parque não abre.
- Parque Natural Municipal Claus Feldmann
Está localizado na área urbana do Distrito da Vila Itoupava, e possui cerca de 30 mil metros quadrados de área verde e de preservação. O Parque Natural Municipal Claus Feldmann pertence ao município de Blumenau, e foi constituído em 2021. Atualmente, ele é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, o que o transforma em um espaço de práticas voltadas aos estudos científicos, atividades ambientais, culturais, turísticas, de lazer e recreação.
A criação do parque surgiu com o principal propósito de preservar o patrimônio natural da fauna, flora e paisagem da cidade, além de utilizar o espaço como área de interesse ecológico e de pesquisa científica. Ainda, o espaço garante a proteção do manancial hídrico do Ribeirão Saxona, e permite aproveitar a paisagem natural e cultural para o desenvolvimento de atividades educativas, culturais, de lazer e recreação.
Continua depois da publicidade
O nome do parque foi uma homenagem ao Claus Feldmann, que foi morador do Distrito mais alemão de Blumenau e conduziu as atividades da Cervejaria Feldmann, fundada pelo pai em 1898, que fez parte da história da cidade. Atualmente, a edificação em que era localizado o estabelecimento é de grande relevância para o município, e abriga as atividades do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava.
- Parque das Nascentes
O Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia, também conhecido como Parque das Nascentes, foi criado em 1998 e está inserido no Parque Nacional da Serra do Itajaí, que existe desde 2004. É um dos principais pontos de turismo ecológico de Blumenau, com trilhas, rios e cachoeiras.
Também, é conhecido como uma importante área de biodiversidade, já que é um dos últimos grandes remanescentes da Floresta Atlântica no Sul do Brasil. Com uma área de aproximadamente 5,3 mil hectares.
O Parque das Nascentes é gerenciado pelo Instituto Parque das Nascentes (IPAN), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Fundação Regional de Blumenau (FURB). Ainda, recebe apoio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), estagiários cedidos pela FURB e diversos profissionais voluntários.
Continua depois da publicidade
Ele foi constituído para preservar e conservar o meio ambiente, fomentar e assessorar a criação de Unidades de Conservação, promover estudos, pesquisa e divulgação de projetos ambientais, e, ainda, contribuir com a educação ambiental.
Quer saber mais sobre Blumenau Mais Verde? Acesse o site da Semmas e fique por dentro.
Leia também
Blumenau Mais Verde: Faça a sua parte para melhorar a qualidade de vida na cidade
Turismo de SC tem o 2º maior crescimento do país em 2023, revela IBGE