Bruno Covas (PSDB), Eduardo Paes (DEM) e Manuela d’Ávila (PC do B) devem ser os prefeitos eleitos neste segundo turno nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS), respectivamente – pelo menos é o que aponta a pesquisa Ibope divulgada neste sábado (28), às vésperas do segundo turno das eleições municipais.
Continua depois da publicidade
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), aparece com 57% dos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos. Guilherme Boulos (PSOL) tem 43%. Os índices são os mesmos do levantamento anterior, divulgado na última quarta-feira (25).
O Ibope ouviu 1.204 eleitores nos dias 27 e 28 de novembro. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-02990/2020. O nível de confiança utilizado é de 95%.
Considerando os votos totais, o tucano aparece com 48% das intenções de voto, mesmo índice do levantamento anterior. Boulos registra 36%, oscilando negativamente um ponto. Declararam voto em branco ou nulo 14% dos entrevistados, oscilando positivamente dois pontos. E 3% não souberam responder, um ponto abaixo do registrado na pesquisa anterior.
Já o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) tem 68% dos votos válidos na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O atual mandatário, Marcelo Crivella (Republicanos), aparece com 32% dos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos. Em relação ao levantamento anterior, divulgado na quarta-feira (25), Paes oscilou positivamente três pontos percentuais, e Crivella oscilou negativamente três pontos.
Continua depois da publicidade
> Segundo turno no Brasil: o que esperar às vésperas da votação
O Ibope ouviu 1.204 eleitores nos dias 27 e 28 de novembro. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número RJ 05249/2020. O nível de confiança utilizado é de 95%.
Considerando os votos totais, Paes aparece com 54% das intenções de voto. Crivella tem a preferência de 26%. Brancos e nulos somam 18%, e 2% não souberam responder.
Manuela d’Ávila (PC do B) aparece com 51% dos votos válidos na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre. Sebastião Melo (MDB) tem 49% dos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos. O Ibope ouviu 805 eleitores nos dias 27 e 28 de novembro. A pesquisa, encomendada pela RBS TV, tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número RS-05561/2020. O nível de confiança utilizado é de 95%.
No levantamento anterior do Ibope, divulgado na terça-feira (24), Manuela aparecia com 46%, enquanto Melo tinha 54%. Considerando os votos totais da pesquisa deste sábado, a candidata do PC do B tem 45% das intenções de voto. O emedebista marca 43%, brancos e nulos somam 8%, e 4% não souberam responder.
Continua depois da publicidade