O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que há um movimento internacional de valorização do dólar, principalmente em países emergentes e exportadores de commodities. Mantega disse ainda, ao comentar a cotação de fechamento da moeda dos Estados Unidos nesta quarta-feira no Brasil, que outras divisas se desvalorizaram mais que o real nas últimas 24 horas. Nesta quarta, o dólar à vista no balcão fechou o dia em alta, cotado a R$ 2,2690.

Continua depois da publicidade

– Temos de esperar a adaptação às novas condições criadas pelo banco central americano (Federal Reserve) – afirmou.

Mantega disse que o Brasil também está “neste barco” e que o mercado financeiro internacional tem exagerado em alguns momentos, ao tentar antecipar os movimentos do Fed.

– Os mercados até exageram porque antecipam os movimentos. Em algum momento, isso vai sofrer acomodação porque significará juros mais altos dos Treasuries e os capitais vão se posicionar perante a possibilidade de lucro em vários países – acrescentou.

Questionado sobre o anúncio, pelo governo, de um corte adicional do Orçamento em 2013, Mantega disse apenas:

Continua depois da publicidade

– Não sei.

As afirmações foram feitas pelo ministro da Fazenda ao retornar à pasta após reunião com a presidente Dilma Rousseff. Antes do encontro com Dilma, Mantega recebeu no gabinete a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.