Manifestantes se reúnem pelo país em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) com atos durante o feriado de 7 de Setembro. Os eventos foram marcados para a mesma data dos desfiles cívico-militares que celebram os 200 anos da Independência do Brasil.
Continua depois da publicidade
Apoiadores de Bolsonaro fazem ato pró-governo em Florianópolis
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Na manhã desta quarta-feira (7) capitais do país já registraram manifestações. Em Brasília, onde o desfile oficial contou com a presença do presidente, apoiadores de Bolsonaro se reuniram na Esplanada dos Ministérios. Alguns participantes exibiam faixas com pautas antidemocráticas, como intervenção militar e ações contra o Supremo Tribunal Federal (STF), o que é proibido pela Constituição Federal.
Na arquibancada do desfile, também houve gritos contra o ex-presidente Lula e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis, um ato pela manhã reuniu manifestantes pró-governo na região do trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, na região central. O ato teve presença de caminhões e manifestantes vestindo verde e amarelo, com faixas a favor do presidente e contra a Suprema Corte.
São Paulo
Em São Paulo, mesmo embaixo de chuva, manifestantes compareceram aos atos de apoio a Bolsonaro. Participantes exibiram até faixas em inglês com dizeres reivindicando intervenção militar e contra o STF.
Na capital paulista, candidatos ao Legislativo ligados a Bolsonaro, como o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, participaram do ato e foram assediados por apoiadores.
Estações e trens de metrô ficaram cheios durante o deslocamento dos participantes, que vestiam camisas da Seleção Brasileira e bandeiras do país.
Continua depois da publicidade
No início da tarde, a Avenida Paulista estava lotada e rendeu imagens com a presença dos apoiadores. Os atos tiveram a presença de manifestantes com bonecos de Alexandre de Moraes e do próprio Bolsonaro.
Veja a foto

Conheça a história dos símbolos do Brasil em homenagem ao 7 de Setembro
Ato no Rio terá presença de Bolsonaro
Uma das principais expectativas desta quarta-feira é para os atos de 7 de Setembro previstos para o Rio de Janeiro, que acontecem à tarde. O presidente Jair Bolsonaro já confirmou presença nos atos, que ocorrem em Copacabana, e deve fazer um discurso aos manifestantes. Uma motociata de apoiadores do presidente também está prevista.
Ao mesmo tempo em que ocorre o ato pró-governo no Rio, um evento cívico-militar com salvas de tiros em alusão à Independência do Brasil está previsto para o Forte de Copacabana, a poucos metros de onde ocorre a manifestação dos bolsonaristas.
Continua depois da publicidade
Pela manhã, a programação no Rio teve apenas atos cívicos-militares com barcos e aviões em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil. O desfile na capital fluminense foi cancelado.
Antes de embarcar para o Rio, Bolsonaro fez um discurso em tom eleitoral após o desfile militar em Brasília. O presidente voltou a repetir o tom de ameaças e críticas ao STF, fez elogios à primeira-dama Michelle Bolsonaro e chegou a puxar um coro, em tom machista, de “imbrochável”. A fala ocorreu sobre um caminhão de som de apoiadores que organizaram um ato a favor do presidente após o desfile cívico-militar na capital federal.
Outros Estados
Em Porto Alegre (RS), um trecho de 600 metros da Avenida Goethe foi interditado para a manifestação de apoiadores do presidente Bolsonaro. Os militantes exibem cartazes contra o Supremo e participam do evento ao som do jingle da campanha eleitoral do presidente.
Em Salvador (BA), o ato de 7 de Setembro ocorreu no Farol da Barra e foi marcado pelo tom eleitoral e presença de candidatos próximos a Bolsonaro. Também foram exibidos cartazes contra a Suprema Corte.
Continua depois da publicidade
Em Belo Horizonte (MG), faixas em inglês exibidas ainda no discurso cívico-militar pediam intervenção militar no país — o que é proibido pela Constituição. Durante o ato político, manifestantes defenderam o chamado “voto auditável”, defesa feita pelo presidente Bolsonaro.
Em Recife (PE), durante o tradicional Grito dos Excluídos, mobilização de movimentos sociais, manifestantes exibiram um caixão com a foto do presidente Bolsonaro, como crítica ao atual chefe do Executivo.
Veja fotos das manifestações pró-Bolsonaro pelo país
Vídeo explica como coração de Dom Pedro I segue conservado
Leia também
Bolsonaro faz discurso de campanha, puxa coro de “imbrochável” e compara Michelle no DF
Grito dos Excluídos reúne movimentos sociais e sindicais em Florianópolis
Desfiles pelo país celebram bicentenário da Independência do Brasil