Com faixas e bandeiras do Brasil, cerca de mil pessoas já se encontram em uma praça de Fortaleza (CE), de onde a manifestação partirá rumo ao Castelão – lá, a Seleção Brasileira enfrenta o México nesta quarta-feira, às 16h. Pela previsão, o protesto sairia às 10h do local para chegar na arena ao meio-dia. Muita gente ainda está chegando.

Continua depois da publicidade

Até o momento, houve apenas um momento mais tenso, quando um carro da organização da Copa das Confederações, com logotipos do torneio e dos patrocinadores, passou pelo local. Prontamente, ele foi cercado por manifestantes que começaram a xingar os ocupantes. Neste momento, outros membros do movimento intervieram e pediram para liberar o veículo.

Muitos policiais apenas olham a movimentação. O coronel Mendonça, responsável pelo policiamento, destacou o clima de paz:

– A polícia está aqui para proteger o povo e dar segurança para que todos façam a manifestação. Estamos para dar exemplo que o Ceará pode fazer uma manifestação pacífica.

Nos gritos dos protestantes, além do tradicional “Da Copa, eu abro mão, quero dinheiro para saúde e educação!”, sobrou até para Neymar: “Brasil, vamos acordar, um professor vale mais que o Neymar!”.

Continua depois da publicidade