Movimentos sociais realizaram protesto em pelo menos 10 capitais brasileiras neste sábado em defesa da democracia, da Petrobras e contra o ajuste fiscal. Foram registradas manifestações em Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Florianópolis, João Pessoa e Teresina.
Continua depois da publicidade
Para reverter desgaste, Dilma aposta em retomar bandeiras de campanha
Na capital paulista, os manifestantes ocuparam a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e se dirigiram à Praça da Sé, ponto final do ato. Eles foram acompanhados por cerca de 100 policiais militares e dez viaturas. Aproximadamente 40 homens faziam parte de um comando especial da Polícia Militar munido de escudos, capacetes e roupa especial de proteção para agir em caso de situação de conflito.
Clovis Tramontina: “Esta crise é a pior porque é a que estamos vivendo agora”
A maioria dos participantes é ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e também há representantes de movimentos sociais, como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e Central de Movimentos Populares. Os deputados federais Carlos Zarattini e Paulo Teixeira, do PT-SP, estiveram presentes no ato e defenderam o mandato da presidente Dilma Rousseff contra a possibilidade de impeachment e o fortalecimento da Petrobras.
Continua depois da publicidade
* Agência Estado