Manifestantes pró e contra o governo federal realizam atos em diferentes Estados um dia antes da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. De acordo com informações do portal de notícias G1, Acre, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo tiveram protestos neste sábado.

Continua depois da publicidade

A votação do processo de admissibilidade do impeachment está marcada para as 14h de domingo. Na noite deste sábado, ocorrem as falas de deputados pró e contra o impeachment na Câmara.

Leia mais

AO VIVO: deputados discutem o processo de impeachment

Manifestantes contra e a favor de Dilma quase entram em confronto em Brasília

Continua depois da publicidade

Apesar do atraso, Cunha garante votação de impeachment no domingo

Brasília

Em Brasília, um protesto neste sábado, em frente ao hotel onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está hospedado, terminou em confusão. Por muito pouco, grupos contra e a favor do impeachment não entraram em confronto. O protesto começou com cerca de 50 manifestantes gritando “Fora, Dilma”. Eles inflaram um balão em forma de mortadela em frente ao hotel. Em seguida, três ônibus com representantes de movimentos sociais chegaram ao local. Só não houve briga porque a polícia interveio. Por volta das 10h40min deste sábado, Lula discursou para centenas de militantes dos movimentos sociais que estão acampados em Brasília.

Manifestantes pró-impeachment ocupam o lado direito da Esplanada dos Ministério na noite deste sábado Foto: DIDA SAMPAIO / ESTADÃO CONTEÚDO

No início da noite, manifestantes pró-impeachment começaram a ocupar o lado direito da Esplanada dos Ministérios, área delimitada para os movimentos contrários ao governo. O grupo veste as cores verde e amarelo e fará uma vigília com o uso de velas.

Ocupação contra o impeachment no lado esquerdo da Esplanada na noite deste sábado Foto: DIDA SAMPAIO / ESTADÃO CONTEÚDO

Da mesma forma, os integrantes de movimentos sociais contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff também começaram a ocupar a Esplanada dos Ministérios. De acordo com o comando da PM do Distrito Federal, cerca de 2 mil manifestantes pró-Dilma seguem na noite deste sábado em direção à frente do Congresso Nacional. Eles permanecerão isolados dos manifestantes pró-impeachment por uma cerca de 2 metros de altura e com um espaço de 80 metros de separação entre os dois grupos.

Porto Alegre

Os acampamentos pró e contra o impeachment em Porto Alegre programam atos para o domingo. No Parcão, dois telões transmitirão a votação para os simpatizantes do afastamento de Dilma, enquanto na Praça da Matriz, estarão concentrados aqueles que são contra a saída da presidente. Neste sábado, os grupos permaneceram mobilizados em seus acampamentos.

Continua depois da publicidade

São Paulo

Manifestantes a favor e contra o impeachment começaram a se concentrar em São Paulo no início da tarde desta sábado. O Largo da Batata, na região oeste da capital paulista, e a calçada em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, foram os locais onde ativistas contrários e favoráveis ao processo se reuniam, respectivamente. 

Em frente à Fiesp, no final da manhã deste sábado, cerca de 20 barracas estavam armadas. Um pato inflável amarelo foi instalado dentro da sede da federação. Bonecos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma, desenhados com roupa de detentos, eram vendidos nas imediações.

Na ocupação no Largo da Batata, ocorreram atividades culturais durante o dia e também um jogo de futebol. Para o domingo, estão agendadas duas grandes manifestações na capital paulista. No Vale do Anhangabaú, vão se reunir os manifestantes contra o impeachment. Na Paulista, os favoráveis.

Bahia

Integrantes do MST bloquearam a BR-324, na Bahia, em protesto contra impeachment da presidente Dilma Rousseff Foto: LUCIANO DA MATTA / AGÊNCIA A TARDE/ESTADÃO CONTEÚDO

Militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) bloquearam a BR-324, na altura do km 603, no sentido para Salvador. A ação ocorreu em protesto contra o impeachment. Após o desbloqueio, os integrantes seguiram para o Farol da Barra, na capital baiana, onde pretendem permanecer em vigília para acompanhar a votação do processo.

Continua depois da publicidade

Minas Gerais

Foto: Léo Rodrigues / Agência Brasil

Em Belo Horizonte, manifestantes favoráveis à saída de Dilma realizaram uma carreata durante a manhã. A iniciativa foi organizada pelos grupos Vem Pra Rua, Patriotas e Movimento Brasil Livre. Cerca de cem veículos estavam enfeitados com bandeiras do Brasil, adesivos, cartazes e pinturas. Frases como “Fora Dilma”, “Tchau querida” e “Dia do impeachment, eu fui” ganharam destaque entre os presentes.

Rio de Janeiro

Centenas de pessoas se reúnem na noite deste sábado na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, onde ocorre o ato Carnaval Pela Democracia — Não Vai Ter Golpe. Organizada por integrantes de cerca de 60 blocos do carnaval de rua da cidade, a manifestação é contra o processo de impeachment.

Ceará

Em Fortaleza, manifestantes contrários ao impeachment fazem uma vigília desde sábado nos jardins da reitoria da Universidade Federal do Ceará. A ideia do grupo é ficar no local até o fim da votação de domingo. Telões serão colocados para que os integrantes acompanhem os desdobramentos do processo que acontecem em Brasília.

Leia as últimas notícias sobre o processo de impeachment

*Zero Hora com informações de Agência Brasil e Estadão Conteúdo