Depois de uma hora e meia bloqueado, o trânsito na Avenida Contorno Sul, em Itajaí, foi liberado por volta das 21 horas desta terça-feira. Os manifestantes tomaram a via depois de participarem da sessão da Câmara de Vereadores e entregarem aos parlamentares um documento com quatro reivindicações.

Continua depois da publicidade

Os protestantes escolheram, nas redes sociais, as propostas e pediram aos vereadores um prazo para a resposta. Primeiro, o presidente da casa, Osvaldo Gern (PP), acenou que esse prazo seria dado assim que fosse assinado o protocolo de recebimento.

Pressionado pelos manifestantes, ele deu o limite de 30 dias, mas não foi o suficiente. Os presentes gritavam pedindo por 15 dias e sem a resposta do Legislativo, resolveram ir para a rua.

Os quatro pedidos dos manifestantes foram: o projeto democracia direta, que pede, entre outras reivindicações, o fim de cargos comissionados em escolas; um projeto de lei para abrir a CPI do Transporte Coletivo; um projeto para passe livre para os estudantes; e a revogação do projeto de lei, aprovado em 2012, que aumentou o subsídio dos vereadores e secretários.

Continua depois da publicidade