Manifestantes e policiais se enfrentavam nesta quinta-feira em Kiev, separados por uma barricada de pneus em chamas no mesmo local onde uma série de confrontos violentos deixou cinco mortos nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

Dezenas de manifestantes, alguns deles utilizando capacetes de obras ou de motos, se reuniram na manhã desta quinta-feira na rua Grushevski, atrás desta cortina de chamas e fumaça, e lançavam esporadicamente pedras e coquetéis molotov.

Manifestantes apontaram armas contra as forças policiais

Foto: Volodymyr Shuvayev, AFP

Também eram ouvidas explosões ocasionais, aparentemente devido ao lançamento de bombas de efeito moral ou de gás lacrimogêneo por parte das forças de segurança.

Continua depois da publicidade

Os manifestantes e a polícia antidistúrbios se enfrentam em violentos confrontos neste local desde domingo, em atos que deixaram cinco mortos e transformaram a contestação iniciada há dois meses em uma guerra urbana em pleno centro de Kiev.

Na praça da Independência, a centenas de metros da rua Grushevski, dezenas de pessoas começaram a se reunir desde o amanhecer, apesar das temperaturas de -10ºC.

Diante das dezenas de pessoas reunidas na noite de quarta-feira nesta praça, símbolo da contestação, a oposição ameaçou lançar uma ofensiva nesta quinta-feira se o presidente ucraniano, Viktor Yanukovych, não fizer concessões.