Vídeos divulgados on-line mostraram o momento em que uma estátua do falecido presidente venezuelano Hugo Chávez foi destruída na sexta-feira (5), na localidade de Rosario de Perijá (oeste), durante protestos da oposição contra o presidente Nicolás Maduro. Um grupo de pessoas, especialmente estudantes de Ensino Médio, queimou e derrubou com violência a efígie de concreto até arrancá-la do pedestal em uma praça pública do município, segundo as imagens que viralizaram nas redes sociais. Depois, dois homens tiraram o monumento da esplanada e o jogaram repetidas vezes no chão até deixá-lo em pedaços, diante do olhar de dezenas de transeuntes.

Continua depois da publicidade

Veja aqui o vídeo que mostra o instante da derrubada da estátua:

A imagem foi destruída após confrontos entre militares e opositores em Rosario de Perijá. Os distúrbios se estenderam até a cidade próxima de Machiques.

Até o papa Francisco perde a paciência com Nicolás Maduro

Leia mais notícias sobre a Venezuela

Continua depois da publicidade

Os manifestantes rejeitavam a convocação, por parte de Nicolás Maduro, de uma Assembleia Constituinte e exigiam “prova de vida” do líder opositor Leopoldo López que está detido. López está incomunicável há 33 dias.

Também houve confrontos em Villa de Rosario, na mesma área, danificando a sede da prefeitura.

Pelo menos dez pessoas foram detidas por militares da Guarda Nacional Bolivariana.

As manifestações foram reprimidas com gás lacrimogêneo.

Este foi o segundo dia de protestos esta semana, na região de Perijá, que abarca os municípios de Machiques e Rosario.